UFCA lamenta morte de Pedro Bandeira, mestre da Cultura do CE

Publicado em 25/08/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h26

Foto: Arquivo de Repente em Ação

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) expressa profunda consternação pela perda de Pedro Bandeira, o “Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste”. Pedro faleceu nesta segunda-feira, 24 de agosto de 2020, aos 82 anos, na cidade de Juazeiro do Norte, onde morava. Mestre da Cultura do Ceará, Pedro deixou uma vasta obra literária, com mais de uma centena de cordéis publicados e 14 livros. Sua trajetória cantando o sertão resultou em merecidos reconhecimentos, como o título de Tesouro Vivo da Cultura, pelo governo do Ceará (2018), e a Comenda Patativa do Assaré (2019).

Pedro Bandeira Pereira de Caldas, apesar da laureada carreira na Cultura Popular cearense, é paraibano, nascido no município de São José das Piranhas, em primeiro de maio de 1938, no seio de uma família de poetas (é neto do também famoso cantador Manuel Galdino Bandeira). Chegado ao Cariri cearense ainda jovem, profissionalizou-se como cantador aos 17 anos, quando passou a cantar na Rádio Educadora, no Crato. O poeta popular era também formado em Letras, em Direito e em Teologia.

Pedro Bandeira é autor de centenas de músicas, entre elas a peça “Graça Alcançada”, que veio a ser gravada por mais de 20 intérpretes e pode ser considerada o hino dos romeiros e das romarias em Juazeiro do Norte. Seus versos já foram gravados por nomes como Luís Gonzaga, Jackson Antunes, trio Nordestino, Fagner, Alcimar Monteiro, Antonio Nobrega, entre outros.

A UFCA externa condolências aos familiares neste momento de tristeza e saudade, com a certeza de que a memória e o canto de Pedro Bandeira formam um importante alicerce da identidade nordestina. Que seu legado, eternizado na alegria e na fé ante as intempéries do nosso povo, estenda-se por ainda muitas gerações.

Juazeiro do Norte, 25 de agosto de 2020.

Ricardo Luiz Lange Ness
Reitor da UFCA

Robson Almeida
Pró-Reitor de Cultura da UFCA