UFCA lamenta falecimento de Benício Pitaguary

Publicado em 28/03/2022. Atualizado em 28/03/2022 às 16h51

Foto: Divulgação/ Ronaldo Queiroz

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) expressa consternação pelo falecimento, aos 29 anos, do artista plástico, geógrafo e líder indígena Benício Pitaguary. Apesar de jovem, Benício se tornou uma voz nacional nas lutas pelos direitos indígenas e uma referência na aldeia Monguba, em território Pitaguary. Já formado em Geografia, Benício estava cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC). O jovem se mostrou ainda um proeminente artista plástico e grande artesão de pintura corporal e de grafismos indígenas.

Na UFCA, Benício Pitaguary iria contribuir com sua experiência em Educação indígena para a disciplina livre “Educação, bem viver e Cultura do Encantamento”, que está sendo ministrada no campus Brejo Santo da UFCA, no atual período letivo.

A Universidade se solidariza com familiares, amigos, colegas e admiradores da grande obra de Benício Pitaguary, com votos de que as memórias em torno da sua trajetória, abruptamente abreviada, contribuam para a superação deste momento de dor e tristeza.

Juazeiro do Norte, 28 de março de 2022.