UFCA já recebeu R$ 1,8 milhão em emendas parlamentares em 2022

Publicado em 28/06/2022. Atualizado em 07/10/2022 às 08h32

Clínica Escola na Faculdade de Medicina, em junho de 2022. Foto: Divulgação Dinfra/UFCA

Quatro deputados federais da bancada cearense no Congresso Nacional destinaram, juntos, em 2022, R$ 1,8 milhão para a Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio de emendas parlamentares. Os recursos já superam o conjunto de emendas destinadas à UFCA em 2021, cuja importância foi de R$ 1,2 milhão.

O montante está viabilizando a estruturação da Clínica Escola da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), a capacitação de docentes do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA), a oferta de cursos de Educação a Distância na UFCA, a ampliação de iniciativas de Acessibilidade, o fortalecimento da Assistência Estudantil e, ainda, a aquisição de Equipamentos de Laboratório para o Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA).

O que são Emendas Parlamentares?

Emendas parlamentares são dispositivos pelos quais o Congresso Nacional altera o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), acrescentando, suprimindo ou modificando determinados itens do texto. Quando enviado pela Presidência da República ao Congresso Nacional para aprovação, o Projeto de LOA já reserva uma parte da previsão de receita para que os parlamentares tenham a oportunidade de destiná-la a determinadas instituições, de acordo com as necessidades de seus respectivos locais de origem. A ideia é descentralizar a alocação de recursos públicos, dando a deputados e a senadores a chance de contribuirem diretamente com instituições nos estados e regiões que os elegeram.

Para ampliar o volume de recursos investidos na UFCA, a Administração Superior da instituição mantém comunicação permanente com todos os parlamentares da bancada cearense, apresentando os benefícios que determinados projetos, compras e/ou contratações seriam capazes de materializar no Cariri. As emendas concedidas à UFCA, portanto, são consequência da avaliação positiva, por parte de parlamentares cearenses, dos possíveis impactos desses projetos na região. Além disso, a destinação de recursos via emendas parlamentares para uma Instituição Federal de Ensino Superior é uma demonstração efetiva do comprometimento do/a parlamentar concedente com a Educação.

Aplicação dos recursos das emendas parlamentares

A deputada federal Luizianne Lins destinou R$ 200 mil à UFCA, aplicados na estruturação da Clínica Escola da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA). O mesmo valor foi destinado em 2021 à UFCA, pela deputada, também para a Clínica Escola na Famed/UFCA. A obra teve início em janeiro de 2021 (link para uma nova página), orçada em R$ 5,6 milhões.

Já o deputado federal André Figueiredo destinou R$ 100 mil para a UFCA, aplicados no projeto Cultura e Formação: “desafios contemporâneos” da Universidade Federal do Cariri. A iniciativa teve o objetivo de custear a capacitação de docentes do Instituto de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA), financiando viagens e outros recursos necessários.

O deputado federal Idilvan Alencar, por sua vez, destinou à UFCA, em 2022, R$ 1,05 milhão em emendas parlamentares. Os recursos foram utilizados para a oferta de cursos em EaD no Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA), para ampliação de iniciativas de acessibilidade e para o fortalecimento da assistência estudantil na UFCA. Sobre as formações oferecidos pelo Cead/UFCA, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Produção Multimídia, ambos em EaD, já está sendo oferecidos na edição 2022.2 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA) – cada um com 200 vagas (link para uma nova página), em seis polos do Cead/UFCA.

Por fim, o deputado federal José Nobre Guimarães destinou R$ 500 mil na aquisição de Equipamentos de Laboratório para atividades de ensino e pesquisa do Instituto de Formação de Educadores (IFE), e na aquisição de equipamentos para climatização da Clínica Escola e de ambientes nos demais campi da Universidade

Gabinete da Reitoria
gabinete@ufca.edu.br