UFCA Itinerante lança edital para 2021

Publicado em 18/02/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h45

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) publicou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021, o novo edital da UFCA Itinerante 2021 (link para uma nova página). O programa da Proex, lançado em 2018, objetiva levar atividades da UFCA para cidades do Cariri que, por razões ligadas principalmente à distância, ainda não são impactadas pelas iniciativas. Até o ano passado, as atividades vinham ocorrendo principalmente em escolas dos municípios visitados. Com a pandemia de Covid-19, no entanto, a ação precisou ser adaptada para o formato remoto (link para uma nova página).

O edital de 2021 vai selecionar propostas de projetos ou programas de Extensão, a serem desenvolvidos de forma remota, voltadas a estudantes do Ensino Médio da rede pública na Região do Cariri.

Docentes efetivos da UFCA que estejam em efetivo exercício têm até o dia 4 de março deste ano para submeter propostas ao edital, pela Plataforma Ações Acadêmicas (link para uma nova página).

Em diálogo prévio com gestões municipais para o exercício 2021, a UFCA Itinerante deste ano busca selecionar atividades de Extensão que se proponham a contribuir estrategicamente para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e para a dinâmica cultural das escolas anfitriãs.

As propostas selecionadas poderão ser contempladas, cada uma, com até duas bolsas estudantis, cada uma no valor de R$ 400 (quatrocentos reais) mensais, com vigência entre abril e agosto de 2021. O edital prevê a concessão de 20 bolsas, no total, para estudantes de graduação da UFCA.

UFCA Itinerante na Rede

Em formato totalmente remoto, a UFCA Itinerante visitou 10 escolas de 10 municípios da Região do Cariri no ano de 2020.

Atividade da UFCA Itinerante realizada on-line em 2020. Divulgação: Proex/UFCA

De acordo com o professor Milton Jarbas, coordenador das ações no ano de 2020, a mudança do cenário presencial para o on-line obrigou a ação a adaptar as iniciativas para o formato remoto, mas, mesmo assim, a UFCA manteve a proximidade com as escolas e seguiu cumprindo os objetivos extensionistas de levar o conhecimento para além dos muros universitários. As ações ocorreram de forma quinzenal e, somadas, alcançaram um público de aproximadamente 1.266 beneficiados.

Em 2020, 10 projetos de Extensão da UFCA foram apresentados ao público externo via UFCA Itinerante. Foram estes:

• A caminho do Enem: UFCA na escola;
  • Bio+: Incentivando ações sustentáveis através dos jovens líderes do amanhã,
  • Drogas e álcool: os impactos do abuso de substâncias psicoativas na adolescência;
  • Elaboração de Vídeos para o ensino de produção sustentável;
  • Intervenções psicossociais de apoio: um enfoque dialógico na prevenção, identificação e promoção de saúde mental para alunos de escolas públicas do ensino médio do Cariri;
  • Mulecas: Jovens como protagonistas de transformações sociais;
  • Programa Caririense de Escrita e Leitura na Adolescência,
  • Saúde na Alimentação de Jovens Estudantes;
  • TEEN- Trabalhando o Emocional através do Ensino: saúde mental do adolescente;
  • Utilização de jogos como o auxílio no aprendizado da matemática.

Os projetos atuaram em escolas dos municípios de Farias Brito, Nova Olinda, Lavras da Mangabeira, Assaré, Campos Sales, Antonina do Norte, Santana do Cariri, Jati, Penaforte e Icó.

Ainda de acordo com o professor Milton, a resposta da comunidade externa foi bastante positiva. Essa recepção foi estimada por meio de avaliações realizadas durante reuniões com os diretores das escolas. Além disso, foram aplicados três tipos de questionários eletrônicos (para professores, estudantes e comunidade externa participantes). Milton afirma que essa atuação também teve uma importância motivadora para os estudantes neste momento de pandemia.

Histórico

Criada em 2018, a iniciativa já visitou 20 municípios do Cariri. A primeira edição global foi realizada em dezembro de 2018, quando a iniciativa levou até a cidade de Salitre aproximadamente 22 atividades. Em 2019, além da edição global de dois dias ao fim de cada ano (com um número maior de atividades, em diferentes espaços do município visitado), a UFCA Itinerante contou também com edições de pequeno porte, executadas em escolas de Ensino Médio de nove municípios caririenses.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin, neste ano de 2021, a UFCA Itinerante completa sua meta de visitar os 29 municípios da Região do Cariri cearense, em três anos – interiorizando e integrando as diversas ações desenvolvidas na UFCA junto à sociedade civil.

Até o momento, aproximadamente 4.300 pessoas foram beneficiadas com mais de 80 atividades extensionistas distintas. Tais estatísticas demonstram, além de números, de forma objetiva, a possibilidade de vidas transformadas, a criação de oportunidades de acesso ao Ensino de qualidade e a diminuição das desigualdades por meio da universidade pública.

Acesse o portfólio da UFCA Itinerante (link para uma nova página) e saiba mais.

Pró-Reitoria de Extensão
proex@ufca.edu.br