UFCA inicia implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI)

Publicado em 04/06/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h01

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai dar início à implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), a ferramenta de protocolo que permitirá a realização dos trâmites administrativos entre instituições de forma 100% digital.

Ao adotar o SEI como sistema de envio e recebimento de documentos, a UFCA vai facilitar a realização dos processos de forma remota, além de reduzir custos financeiros e ambientais associados à impressão (impressoras, toner, papel, contratos de impressão), à entrega e ao armazenamento de documentos e processos, dentre outros.

Para a implantação do novo sistema de protocolo, será necessária a capacitação da comunidade acadêmica. Para isso, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) vai realizar capacitações com servidores que lidam diretamente com essa atividade na UFCA. Em seguida, os demais servidores serão capacitados pelos multiplicadores formados pela Progep. No entanto, a Secretaria de Documentação e Protocolo (Sedop) recomenda que todos os servidores já realizem o curso online oferecido pela Escola Nacional da Administração Pública (ENAP), o SEI! USAR (link para uma nova página). O curso tem carga horária de 20 horas e está disponível gratuitamente. De acordo com Ana Maria da Silva, secretária da Sedop, a realização do curso por parte dos servidores vai facilitar o entendimento da ferramenta quando da realização das capacitações oferecidas pela Progep.

Saiba mais

O SEI foi instituído por meio da Portaria nº 1.042, do dia 4 de novembro de 2015 do Ministério da Educação (MEC), como o sistema oficial de informações, documentos e processos eletrônicos das entidades ligadas ao Ministério. Em 2020, a UFCA assinou um termo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da quarta região, que criou o sistema, para que esse fosse adotado pela UFCA.

Depois da cessão do sistema, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), o Gabinete da Reitoria, a Ouvidoria da UFCA, a Progep e a Sedop vêm trabalhando para inserir no módulo de protocolo todas os trâmites utilizados pela universidade.

Secretaria de Documentação e Protocolo (Sedop)

sedop@ufca.edu.br