UFCA expressa pesar pelo falecimento de Irmã Annette Dumoulin

Publicado em 22/05/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h55

Irmã Annette Dumoulin. Foto: Rozelia Costa.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) expressa profunda consternação pelo falecimento da Irmã Annette Dumoulin, missionária belga considerada “A madrinha dos Romeiros do Juazeiro”. Irmã Annete morreu neste sábado, aos 85 anos.

Graduada em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), mestra e doutora em Ciência da Educação com ênfase em Psicologia da Religião, Irmã Annette, ainda na Europa, viu no Nordeste brasileiro uma oportunidade de seguir sua vocação de trabalhar pelos mais necessitados. Pertencente à Ordem das Cônegas de Santo Agostinho, Irmã Annette migrou para o Recife, na década de 1970, dividindo uma morada simples com uma religiosa brasileira, com o objetivo inicial de conhecer as comunidades eclesiais de base no país. Na capital pernambucada, conheceu devotos de Padre Cícero, que a convidaram a visitar Juazeiro do Norte. Encantada com a vivência religiosa no Cariri, Irmã Annete fixou residência na região e passou a se dedicar aos romeiros.

Sua destacada contribuição na Educação popular, na Pastoral do Romeiro e nas práticas sociais de apoio aos mais carentes são legados imateriais de valor inestimável para o Cariri. Reconhecendo esse importante trabalho, a UFCA oferece condolências a familiares e amigos de Irmã Annette, sob todas as reverências que sua memória enseja.

Juazeiro do Norte, 22 de maio de 2021.