UFCA e Inep realizam encontro virtual para recredenciamento da instituição

Publicado em 11/05/2023. Atualizado em 11/05/2023 às 18h25

Servidores docentes da UFCA durante visita virtual da comissão de avaliação do Inep/MEC, em maio de 2023. Foto: Vitorino Silva - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu nesta quarta-feira, 10 de maio de 2023, uma visita virtual de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) – autarquia responsável pelo recredenciamento das Instituições de Educação Superior (IES).

O encontro, realizado junto à comunidade acadêmica da UFCA, faz parte do Processo de Recredenciamento Institucional. O Recredenciamento, realizado a cada cinco anos (no caso de universidades), é uma das etapas necessárias para que a instituição continue ofertando novas vagas em cursos de graduação e tenha seus diplomas validados pelo Ministério da Educação (MEC).

Durante todo o dia, os avaliadores realizaram reuniões com três grupos: servidores técnico-administrativos (manhã), servidores docentes (início da tarde) e discentes (fim da tarde). Durante o encontro, foram levantados temas como incentivos acadêmicos, acessibilidade, conectividade, relações interpessoais, estrutura laboratorial e predial da Universidade.

Entre as sessões com os professores e os estudantes, os integrantes da comissão participaram, virtualmente, de um passeio guiado pelas instalações do campus Juazeiro do Norte (sede da UFCA), conduzidos por integrantes das Diretorias de Comunicação, de Infraestrutura, de Tecnologia da Informação, além de integrantes da Comissão Própria de Avaliação da UFCA.

Conforme a Procuradora Institucional Educacional da Universidade, Caroline Gonçalves, desde o ano passado, as reuniões de recredenciamento de IES têm sido realizadas virtualmente por determinação do Inep/MEC – exceto para os cursos de Medicina, Odontologia, Direito e Psicologia: “[O passeio virtual] permite a verificação, em tempo real, das informações fornecidas previamente ao Inep/MEC. Todo o passeio é gravado”, afirmou.

O Recredenciamento das IES avalia itens como Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), políticas para Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura; responsabilidade social da instituição; comunicação com a sociedade; políticas envolvendo pessoal, carreiras do corpo docente, corpo técnico-administrativo e atendimento aos estudantes; gestão da instituição; infraestrutura física e planejamento e avaliação da Universidade.

Procuradoria Educacional Institucional da UFCA
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, sala i203