UFCA divulga instrumento orientador para elaboração de PPCs

Publicado em 17/05/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h07

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Cariri (Prograd/UFCA) apresenta a primeira edição do Instrumento Orientador para elaboração e atualização de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da universidade. Sob a organização da Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG-Prograd/UFCA) e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP-Prograd/UFCA), o instrumento objetiva ser um norteador do complexo trabalho de elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

De acordo com o Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Rodolfo Jakov, o instrumento orientador servirá como um guia para os chamados Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) – que são conjuntos de professores que elaboram PPCs para os seus respectivos cursos: ” O PPC é um documento com ações pedagógicas, políticas e técnicas, que incluem desde o planejamento do seu funcionamento até questões relacionadas ao perfil do profissional, objetivos do curso, habilidades a serem desenvolvidas, matriz curricular, bem como aspectos sine qua non para o funcionamento e para a operacionalização do curso. Além disso, esse instrumento será importante para a universidade refletir se as trajetórias acadêmicas oferecidas aos estudantes estão sendo sustentáveis e fecundas, capazes de atender aos anseios educacionais e sociais dos idealizadores desses percursos, que são os NDEs”, disse.

O pedagogo da Prograd/UFCA, Antonio Batista, ressalta que um PPC eficaz é um plano didático-pedagógico focado em uma formação plena do estudante: “a sociedade requer cada vez mais profissionais com visões mais abrangentes, que concebam as teorias, mas que estejam a par das novas técnicas e ferramentas tecnológicas. Temos muito a avançar, mas esse instrumento é passo inicial de um trabalho ainda mais engajado e participativo. Esperamos que possa, efetivamente, contribuir com o crescimento da UFCA como Instituição de formação superior moderna e cumpridora de sua responsabilidade educativa e social”, afirma.

A também pedagoga da Prograd/|UFCA, Cícera Mamede destaca que o instrumento orientador de PPCs é fruto de pesquisas e adequações feitas a partir dos principais documentos orientadores do Ministério da Educação (MEC), sobretudo aqueles referentes aos instrumentos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos: “Este instrumento foi elaborado com o intuito de aperfeiçoamento dos itens indispensáveis para que os PPCs da instituição contribuam para o aprimoramento e continuidade do processo educativo”, acredita.

Documentos para a elaboração de PPCs na UFCA

O Instrumento Orientador para elaboração e atualização de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFCA tem como base o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da universidade – componente central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UFCA 2020). O texto considera ainda o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA, que define o PPC como “o planejamento estrutural e funcional de um curso”. Esse regulamento prevê ainda que o Projeto Pedagógico é passível de ajustes, parcial ou total, sempre que a dinâmica da formação proposta pelo curso exigir, devendo a mudança ser aprovada pelas instâncias competentes.

Pró-Reitoria de Graduação

Sala 205, bloco I – campus Juazeiro do Norte