UFCA divulga formulário eletrônico para agendamento de visitas à Universidade por escolas do Cariri

Publicado em 13/05/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h27

Professor Diógenes de Luna (de branco, à esquerda, em primeiro plano) acompanha visita de estudantes do Ensino Médio à UFCA. Foto: divulgação - Cfor-Prograd/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) otimizou o agendamento de visitas à instituição por parte de estudantes e professores de escolas de Ensino Médio no Cariri. Agora, o acolhimento de discentes e de docentes dessas escolas para visitas ao campi da UFCA pode ser agendado por meio de um formulário eletrônico (link para uma nova página). O serviço é uma das atividades da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), realizada por meio da Coordenadoria para o Fortalecimento da Qualidade do Ensino (Cfor-Prograd/UFCA). As visitas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, pela manhã e pela tarde.

De acordo com o Gerente da Divisão de Aproximação entre a Universidade e o Ensino Médio, professor Diógenes de Luna, em 2022, sete escolas ja trouxeram cerca de 650 estudantes para visitas aos campi da UFCA em Juazeiro do Norte e em Barbalha: “Duas escolas trouxeram estudantes ao campus de Juazeiro do Norte, sendo uma do Crato e outra da cidade de Araripe. Outras cinco levaram estudantes ao campus de Barbalha, para num evento da Crede-19 para apresentar a UFCA aos estudantes da rede estadual”, explica o professor.

O termo “Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação” (Crede) se refere a circunscrições pelo território cearense (20 no total), divididas pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc-CE), responsáveis, cada uma, pelo acompanhamento das ações envolvendo Educação em determinadas regiões. Cada Crede foi batizada com o nome da cidade de referência na região de sua competência. No Cariri, estão situadas as credes 17 (Icó), 18 (Crato), 19 (Juazeiro do Norte) e 20 (Brejo Santo).

Conforme Romário Ferreira, coordenador da Escola Estadual Dona Carlota Távora, localizada em Araripe, as visitas inserem estudantes do Ensino Médio no ambiente acadêmico e despertam o interesse pelo ingresso na Universidade: “A visita realizada à UFCA foi muito importante para os alunos da Escola Dona Carlota Távora. Além de terem o conhecimento sobre os cursos e a forma de ingresso neles, percebi que a visita despertou o interesse dos estudantes para o ingresso na UFCA”, disse.

Para Amanda Nobre, hoje no sexto período do curso de Jornalismo da UFCA, visitar a UFCA antes de ingressar na Universidade é uma experiência encantadora: “É muito bacana essa apresentação dos cursos para estudantes do Ensino Médio. Na minha época, eu fui até a UFCA para a Feira das Profissões. Fui em 2016 e em 2017 e isso me ajudou a escolher o curso de Jornalismo”, revela.

Pró-Reitoria de Graduação
Coordenadoria para o Fortalecimento da Qualidade do Ensino