UFCA chega aos 6 anos

Publicado em 05/06/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h13

Divulgação: Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri comemora, nesta quarta-feira (5), seis anos de existência. Até o dia 5 de junho de 2013 – quando foi publicada a Lei nº 12.826, que criou a instituição -, a UFCA era um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri. À época, a UFCA tinha apenas 65 servidores e pouco mais de 23 mil metros quadrados. Hoje, a universidade conta com 327 servidores docentes, 276 servidores técnico-administrativos e 214 colaboradores terceirizados, em área construída superior a 53 mil metros quadrados. Somados aos 3.280 estudantes de Graduação e aos 185 já na Pós-Graduação, a UFCA é construída diariamente por uma comunidade acadêmica de 4.282 pessoas. O Reitor da UFCA, Ricardo Ness, divulgou mensagem parabenizando todas e todos direta ou indiretamente envolvidos nessas conquistas: Parabéns!

Hoje a UFCA comemora 6 anos. Curta existência em se tratando de uma universidade, mas suficiente para o alcance de grandes conquistas. Entre as maiores está a formação de 2.076 graduados e de 226 pós-graduados nesses últimos 6 anos. Constituímos, ao longo desse tempo, uma comunidade de 4.282 pessoas das quais a UFCA diretamente depende – sendo 80% delas discentes. Somos uma comunidade oriunda do Cariri, do Ceará, de outros estados e também do exterior, que – com culturas, etnias, convicções religiosas, orientações sexuais e posicionamentos políticos diversos – estudam e trabalham na nossa universidade. Graças a esse empenho diário, temos hoje 23 graduações, 15 cursos de pós-graduação, 116 ações de extensão, 266 projetos ou programas de cultura, 141 projetos de pesquisa e 2.962 artigos publicados.

Em 2013, nossas instalações somavam 23.875,16 m2 de área construída. Hoje, essa estrutura chegou aos 53.237,20 m2 de construções próprias. A maior parte dos nossos estudantes vem da escola pública (77%) e vive com renda per capita familiar menor que 1 salário mínimo (61%). Nesse momento de ameaças, seguimos construindo uma universidade para todas e todos nós, confiantes na força da união e do conhecimento para transformar realidades. Que continuemos JUNTOS garantindo e conquistando direitos, dando continuidade a esse projeto vitorioso de educação superior pública de qualidade chamado UFCA: patrimônio do Cariri!

Ricardo Ness
Reitor da UFCA