UFCA atua na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na instituição

Publicado em 20/05/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h56

Imagem capturada durante curso promovido pela UFCA, antes da pandemia de Covid-19. Foto: Saulo Mota - Dcom/UFCA

O uso de dados pessoais por parte de órgãos públicos e empresas brasileiras chegou ao debate público nos últimos anos, principalmente com a popularização da Internet. Dados pessoais são todas as informações geradas por pessoas, seja on-line ou não, que podem identificar alguém. Para regularizar o uso desses dados e proteger a privacidade dos cidadãos, foi instituída a lei federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, conhecida como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (Link para uma nova página).

O texto discorre sobre a forma de coleta, tratamento, armazenamento e proteção dos dados dos brasileiros. A legislação prevê também punições para o descumprimento em casos de vazamento ou outras irregularidades com o uso impróprio de dados pessoais. Todos os órgãos públicos e empresas privadas devem seguir.

LGPD na UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) tem atuado para implementar a lei na instituição. As penalizações para os órgãos públicos e as empresas que não cumprirem devem entrar em vigor em agosto próximo. Entre as primeiras medidas na UFCA, além da criação de um espaço no Portal explicando a lei e os usos (link para uma nova página), está a nomeação do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais e a instituição do Grupo de Trabalho de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.

A servidora encarregada, Aretuza Souza Tenorio (ouvidora geral), designada pela Portaria de Pessoal nº 71, de 29 de março de 2021, agora é o elo entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que fiscalizará o cumprimento da LGPD. O encarregado deve acompanhar todo o ciclo de vida dos dados que trafegam no órgão ou instituição. Ou seja, terá que saber como são coletados, por quais meios, como são usados, com quem são compartilhados e como são descartados.

Para uma efetiva implantação da legislação na UFCA, o Grupo de Trabalho de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais foi instituído pela Portaria de Pessoal nº 67, de 26 de março de 2021, com integrantes da Ouvidoria e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Além da encarregada, que também é presidente do GT, fazem parte os servidores Cícero Joaquim Pereira Macêdo (Ouvidoria), Taciano Pinheiro de Almeida Alcântara (DTI), Marcos Aurélio da Silva Amorim (DTI) e Darnel Amaro dos Santos Fernandes (DTI).

O GT tem como atribuições realizar estudos preliminares da lei para adequar à realidade da instituição e planejar as implicações práticas para os setores da UFCA; propor criação e regimento do Comitê de Segurança da Informação, colegiado que será responsável pela implementação e adequação da LGPD na UFCA; e monitorar as ações iniciais do Comitê para melhor consolidação.

Além dessas ações, o GT tem organizado capacitações sobre a lei e orientado os servidores. Nos dias 18 e 19 de maio, foi ministrado um curso voltado para os públicos interno e externo sobre o assunto. Ainda este mês está sendo planejado um webinário para gestores. No final de abril, foi enviado um ofício para os setores administrativos e acadêmicos explicando o que são os dados pessoais e pedindo atenção dos servidores ao publicarem nas páginas da UFCA ou nos documentos públicos dos sistemas (SIG, SIPAC, SIGRH) um dado pessoal a que tenham acesso.

Para mais informações, além da página sobre a LGPD (link para uma nova página) no Portal da UFCA, também é possível enviar e-mail para lgpd@ufca.edu.br.

Grupo de Trabalho de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais (UFCA)
lgpd@ufca.edu.br