UFCA aprova Plano de Diretor de Tecnologia da Informação 2019-2022

Publicado em 02/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h36

Foto: Fernanda Simplício/Dcom. Imagem produzida antes da pandemia da covid-19

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) aprovou, no mês de setembro, o Plano de Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), para o período de 2019 a 2022. O documento tem como objetivo orientar e direcionar as ações de Tecnologia da Informação (TI), a fim de contribuir com a realização dos objetivos previstos no Plano Estratégico Institucional (PEI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFCA para área.

O PDTI foi construído pela Equipe de Elaboração, instituída pela Portaria nº 470/2018, retificada pela portaria nº 543/2018, ambas do Gabinete da Reitoria, e composta por docentes e técnico-administrativos. O processo de elaboração do documento foi organizado em três fases: Preparação, Diagnóstico e Planejamento. O texto contempla os planos de metas e ações, pessoas, orçamentário e gestão de riscos, conforme previsto na Portaria 19/2017/STI/MP.

Nesta segunda edição, o documento foi construído com identidade voltada para a ampliação da oferta de sistemas e informações das áreas acadêmicas. Na elaboração, as áreas acadêmicas e administrativas expuseram suas necessidades em dinâmicas e técnicas que favoreceram o envolvimento dos componentes do Comitê de Governança (CG). A partir disso, foi elaborado o inventário de necessidades. A primeira versão do documento, em 2015, teve como intenção a estruturação da TI da Universidade e implantação dos serviços essenciais.

A execução do PDTI inicia-se a partir de agora e terá revisões anuais. O acompanhamento será feito semestralmente pelo Comitê de Governança, que utilizará dinâmicas para análise e priorização das ações a serem realizadas pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

O PDTI é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação. O documento segue o que está previsto pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, por meio do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). A ideia é direcionar diversas estratégias de otimização da gestão e governança de TI na Administração Pública Federal.

Tecnologia da Informação na UFCA

A estrutura de tomada de decisão da Tecnologia da Informação (TI) da UFCA tem atuação em dois níveis: o estratégico e o tático/operacional. O CG é um órgão colegiado, com a finalidade de promover o alinhamento aos objetivos estratégicos e apoiar a priorização de projetos. É o responsável pela Governança de TI. Já na dimensão executiva, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) é a área central da TI da Universidade e está vinculada à Reitoria. O setor concentra os serviços e a execução dos projetos da TI da UFCA.

Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA)
Campus Juazeiro do Norte
+55 88 3221.9400