Seminário debate 10 anos de Região Metropolitana do Cariri: Perspectivas, Avanços e Desafios

Publicado em 19/11/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h39

Foto: Reprodução/Elizângela Santos

Com o tema 10 anos de Região Metropolitana do Cariri:  Perspectivas, Avanços e Desafios, será realizado no próximo dia 21, a partir das 8 horas, o Seminário que tratará sobre a viabilidade de atuação da Região Metropolitana do Cariri (RMC).

Com conferências, palestras e debates, participarão representantes das universidades da Região, além de especialistas e representantes políticos. O evento acontece no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT da Universidade Regional do Cariri, no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte, até às 12 horas.

O seminário será realizado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Frente Parlamentar Intermunicipal pela Região Metropolitana do Cariri e contará com a presença do Secretário de Saneamento  Cidades do Ceará, Paulo Henrique Lustosa, que abordará a temática principal do evento.

O Professor da UFCA, Ranieri Moreira, destacará em sua palestra a “Governança Interfederativa e Planejamento Urbano Integrado: Perspectivas e Desafios na Região Metropolitana do Cariri”. Segundo ele, a proposta é apresentar uma discussão acerca dos instrumentos de planejamento e gestão metropolitana, previstos no Estatuto da Metrópole, além de apontar o caminho percorrido até o momento na RMC e provocar o debate sobre os desafios e perspectivas da sua efetivação, como instrumento de desenvolvimento regional.

A economista e professora da URCA, Silvana Nunes de Queiroz, trará em sua palestra o tema “Região Metropolitana do Cariri: Uma Metrópole em Crescimento e em Movimento”. A RMC foi criada pela Lei Complementar Estadual nº 78, sancionada em 29 de junho de 2009 e é formada por nove municípios. Surgindo a partir da conurbação entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, anteriormente chamada triângulo Crajubar.

Somando-se aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, foram incluídos os municípios limítrofes de Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri. A RMC tem como área de influência a região sul do Ceará e a região da divisa entre o Ceará e os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí.

Esse processo veio acompanhado simultaneamente pela rápida urbanização e crescimento de sua população que, cada vez mais, emigra menos e se movimentam mais pela Região. Segundo a professora, isso ocorreu através de uma intensa mobilidade pendular, atração migratória e de uma volumosa população flutuante. “Portanto, pensar no seu Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), em um modelo de governança metropolitano e em políticas públicas de interesse comum se faz necessário para corrigir e evitar distorções e, com isso, propiciar o bem-estar de toda a população que reside e daqueles que se movimentam diariamente pela RMC”, afirma.

Seminário 10 anos de Região Metropolitana do Cariri:  Perspectivas, Avanços e Desafios

Data: 21/11/19

Horário: 8h

Local: Auditório CCT – URCA campus Crajubar

Av. Leão Sampaio, 107 – Lagoa Seca, Juazeiro do Norte

*Com informações da URCA (www.urca.br)