RUs, aulas, administrativo: saiba como será o funcionamento da UFCA em dias de jogos do Brasil na Copa

Publicado em 22/11/2022. Atualizado em 22/11/2022 às 13h49

Pátio do campus Juazeiro do Norte da UFCA, em dezembro de 2021. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

A seleção brasileira de futebol estreia na Copa do Mundo Fifa 2022 na próxima quinta-feira, 24 de novembro de 2022, às 16h, contra a seleção da Sérvia. O time brasileiro vai jogar pelo torneio pelo menos outras duas vezes: no dia 28 de novembro, contra a seleção da Suíça, às 13h, e contra a de Camarões, no dia 2 de dezembro de 2022, às 16h. Se passar para as fases seguintes da competição, a seleção brasileira poderá jogar ainda outras quatro vezes.

Para regular o expediente de órgãos e entidades da administração pública federal nos dias de jogos do Brasil na Copa, o Ministério da Economia publicou a Portaria ME Nº 9.763, de 9 de novembro de 2022, estabelecendo diferentes orientações sobre o expediente, a depender do horário dos jogos.

Conforme a portaria, no caso de jogos que se realizarem ao meio-dia, não haverá expediente nos órgãos e entidades federais. Como não há jogos do Brasil previstos para o meio-dia nesta primeira fase da Copa, a medida não será implementada na Universidade Federal do Cariri (UFCA), que é uma instituição federal.

Já no caso dos jogos que se realizarem às 13h, o expediente nos órgãos e entidades federais vai encerrar às 11h. É o caso do dia do jogo da seleção brasileira contra a Suíça, no dia 28 de novembro. Com isso, na UFCA, tanto as aulas quanto as atividades administrativas terão até às 11h para serem desenvolvidas, neste dia. Por esse motivo, no dia 28 de novembro, não haverá funcionamento dos Refeitórios Universitários.

Ainda conforme a Portaria do ME, no caso dos jogos que se realizarem às 16h, o expediente deve se encerrar às 14h. Com isso, na UFCA, tanto as aulas quanto as atividades administrativas terão até às 11h para serem desenvolvidas, neste dia. Os RUs, por sua vez, vão funcionar apenas no horário de almoço.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA) publicou uma portaria para instruir a comunidade acadêmica quanto à determinação do Ministério da Economia, divulgada por e-mail. Conforme o documento, o disposto na portaria se aplica a servidores (docentes e técnico-administrativos), colaboradores terceirizados, contratados temporários, estagiários e bolsistas na instituição.

Também a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) divulgou o Ofício Circular Nº 004/2022, também por e-mail, com orientações para reposição das aulas afetadas pelos jogos da Copa.

Tanto no caso das atividades administrativas quanto das acadêmicas, a carga horária afetada deverá ser reposta, posteriormente.

Abaixo, confira as informações resumidas sobre expediente administrativo, RUs e aulas na UFCA:

24/11/2022: Brasil x Sérvia – 16h

Os serviços administrativos funcionarão até as 14h.
O RU servirá apenas almoço, não funcionando para o jantar.
Não haverá aulas no período da tarde (após as 14h) nem da noite.

28/11/2022: Brasil x Suíça – 13h

Os serviços administrativos funcionarão até as 11h.
O RU não funcionará para almoço nem para o jantar.
Não haverá aulas no período da tarde nem da noite.

02/12/2022: Brasil x Camarões – 16h

Os serviços administrativos funcionarão até as 14h.
O RU servirá apenas almoço, não funcionando para o jantar.
Não haverá aulas no período da tarde (após as 14h) nem da noite.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
progep@ufca.edu.br