Ricardo Luiz Lange Ness toma posse como Reitor da UFCA

Atualizado em 04/07/2019 às 15h10

Imagem do reitor Ricardo Nessfalando na frente de um microfone
Foto: Divulgação MEC

Como primeiro Reitor eleito da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Luiz Lange Ness, foi empossado, na manhã desta quarta (19), em solenidade no Ministério da Educação (MEC), em Brasília-DF.

Além da UFCA, também tomaram posse os novos Reitores do Instituto Federal de Rondônia, Urberlando Tiburtino Leite; do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes Lacerda; do Instituto Federal do Amazonas, Antônio Venâncio Castelo Branco; da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Gleisson Alisson Pereira de Brito e a Reitora Pro Tempore da Universidade Federal da Grande Dourados, Mirlene Ferreira Macedo Damázio.

nomeação do professor Ricardo Luiz Lange Ness foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 31 de maio. Ness encabeçava a lista tríplice encaminhada para apreciação do Governo Federal, tendo sido o mais votado pelos membros do Conselho Universitário (Consuni/UFCA).

Na cerimônia, Ricardo falou sobre a UFCA, que comemorou 6 anos de existência no último dia 5 de junho. Apesar do pouco tempo de existência de forma independente, a UFCA cresceu e construiu ao longo desse tempo, uma comunidade que conta com 4.282 pessoas. “Somos uma universidade com culturas, etnias, convicções religiosas, orientações sexuais e posicionamentos políticos diversos que estudam e trabalham na nossa universidade. Graças a esse empenho diário, temos hoje 23 graduações, 15 cursos de pós-graduação, 116 ações de extensão, 266 projetos ou programas de cultura, 141 projetos de pesquisa e 2.962 artigos publicados” afirmou.

“Com a ética, a transparência e o diálogo como princípios básicos, e norteados pelo respeito à diversidade inerente ao ambiente universitário, a gestão que ora se inicia, se propõe a conduzir a UFCA para o caminho de uma universidade de excelência. Este caminho passa pela construção de uma universidade plural, de caráter agregador e comprometida com o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Cariri, do Estado do Ceará, e do Brasil”, disse.

Segundo o Reitor, como uma universidade nova, o momento não é de se pensar apenas na consolidação, mas também na expansão. “É a nossa intenção fazer da UFCA uma casa de saber de caráter público e autônomo e vê-la crescer conquistando o respeito e a gratidão da comunidade que acolhe. Nosso propósito é avançar na construção de uma universidade para todas e para todos, com confiança na força do conhecimento crítico e do diálogo qualificado pela continuidade desse projeto vitorioso da educação superior pública chamado UFCA, patrimônio do Cariri, do Ceará e do Brasil”, concluiu.