Servidores públicos federais podem contribuir com o projeto “Valores do Serviço Público Federal” até o próximo dia 30 de novembro

Publicado em 24/11/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h32

Lançado no último dia 6 de outubro, o projeto Valores do Serviço Público Federal – uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU- link para uma nova página), com apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – pretende concluir, por meio de pesquisas junto a servidores públicos federais, quais são os valores da administração pública federal. A ideia é construir, de forma participativa, os valores do serviço público federal e alinhar o resultado dessa construção com a estratégia de integridade pública da OCDE, reunindo setores públicos, privados e a sociedade como participantes do projeto.

Na primeira etapa da ação, a CGU recebeu a indicação de mais de 93 mil sugestões de valores, em mais de 33 mil contribuições. Foram apontados valores como “profissionalismo”, “vocação pública”, “gentileza”, “justiça” e “integridade”. Agora, na segunda etapa, serão apresentados os 10 valores mais representativos, para que os servidores públicos federais possam ordená-los, do mais relevante para o menos relevante.

Todos os servidores públicos federais estão convidados a acessar o formulário de participação (link para uma nova página), disponível de 18 a 30 de novembro, e ordenar os valores descritos por ordem decrescente de prioridade.

Segundo Lia Maria Silveira, integrante do Comitê Permanente de Gestão da Integridade da UFCA, responder o questionário é uma forma de contribuir com os valores que irão nortear o serviço público: “Por meio do preenchimento do questionário, contribuiremos para a escolha dos principais valores que nortearão a atuação do servidor público federal nos próximos anos e principalmente, a oportunidade de definir o que é importante para nós, servidores públicos, no exercício da função pública”, afirmou.

O resultado do levantamento será divulgado durante evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção, entre os dias 9 e 11 de dezembro.

Comitê Permanente de Gestão e Integridade da UFCA

O Comitê Permanente de Gestão da Integridade (CPGI/UFCA) foi instituído por meio da Portaria nº 234, de 7 de maio de 2018. O instituir do CPGI é coordenar a estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Além disso, CPGI/UFCA trabalha para aperfeiçoar a prevenção, a detecção e o combate à ocorrência de atos lesivos, atuando na orientação e no treinamento dos servidores da UFCA em temas relativos ao programa de integridade, como transparência ativa, tratamento de denúncias, verificação e funcionamento de controles internos e recomendações de auditoria.

comite.integridade@ufca.edu.br