Quem faz a extensão: os impactos da extensão na formação dos estudantes

Publicado em 12/12/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h44

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

“A extensão é o coração da universidade”, a fala do pró-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Paulo Henrique Aragão Catunda, proferida durante uma palestra da campanha Seja Extensão, reflete a importância da extensão para a universidade. Por isso a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) busca promover a interação entre a universidade e os demais setores da sociedade, a fim de impactar positivamente na formação dos estudantes e na transformação social.

Na Universidade, os extensionistas são os responsáveis por desenvolver as atividades de extensão que podem ser propostas por docentes, técnicos administrativos de nível superior e estudantes da UFCA, tanto de forma individual quanto coletiva. Essas atividades chegam à comunidade através de eventos, palestras, oficinas em diversos locais, como escolas, praças e hospitais. Um dos compromissos da UFCA e da Proex é tornar a universidade conhecida em toda a região do Cariri e fazer com que a comunidade da região saiba o que a UFCA produz e promove. Este ano, apenas com a iniciativa itinerante, nove municípios foram diretamente beneficiados pelas ações (Veja matéria sobre os números da Proex em 2019 – link para uma nova página).

Os impactos na formação e na vida dos extensionistas

“O caminho para a universidade está na extensão”. A frase do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos norteia o que a Proex acredita e busca realizar através do trabalho em conjunto com os extensionistas e a comunidade, procurando cada vez mais impactar e transformar aqueles que passam pela experiência da extensão. Além de impactar a sociedade, os estudantes envolvidos com extensão são impactados de diversas formas, na formação, na vida pessoal, na sociabilidade e na relação com a região e com o mundo. Confira abaixo depoimentos de quem foi extensionista em 2019:

Proex/UFCA

Fernanda Bastos, aluna do 8º semestre do curso de Administração da UFCA e bolsista do projeto UFCão, contou sua experiência: “A extensão permite o contato direto com a comunidade, que é muito importante para o conhecimento de que universidade não é só sala de aula; a gente pode ir para fora e levar muita coisa legal. Sair do (eixo) Crajubar também é muito importante, pois muita gente ainda não conhece a UFCA e quanto mais pessoas a gente atingir mais a informação se multiplica e o conhecimento se propaga”. O UFCão é um projeto que existe desde 2018 e tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a problemática socioambiental dos animais abandonados nas ruas, assim como outras temáticas concernentes à esfera animália, como zoonoses e leis de crimes ambientais como maus tratos, abandono e outros assuntos.

Proex/UFCA

Ana Lívia, estudante do curso de Engenharia Civil é uma das extensionistas do projeto Escritório Habitar, que presta assistência técnica gratuita para elaboração de projetos de habitações próprias de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para Lívia, “a extensão é muito importante porque oferece aos alunos uma visão diferente da sua profissão. Com a extensão conseguimos enxergar como nossa profissão pode ser utilizada para ajudar a comunidade a se desenvolver. Minha experiência como extensionista foi e tem sido muito engrandecedora para mim, tanto como pessoa quanto como profissional”. Já a aluna do 4º semestre de Engenharia Civil e voluntária do programa Escritório Habitar, Vanessa Coelho Vieira, conta que a extensão “é um aspecto que me impulsiona sempre a me envolver em outras atividades que entrem em contato com a comunidade interna e externa a UFCA”.

Proex/UFCA

Rawell Costa, estudante de Engenharia Agronômica e bolsista do projeto Sementes do Amanhã, conta que a extensão “é uma experiência única. A gente percebe que todo estudo, toda pesquisa pode ser aplicada, através da extensão, à prática. Levar o conhecimento acadêmico da sala de aula para a comunidade é muito gratificante”. O projeto Sementes do Amanhã promove a inclusão e a educação ambiental através, por exemplo, de experiências sensoriais em contato com a natureza. O projeto construiu o Jardim Sensorial no campus Crato da UFCA a partir de restos de materiais de construção e doação de materiais recicláveis. O Jardim é adaptado para integrar especialmente as pessoas com deficiência visual.

Proex/UFCA

Arinelson Silva, estudante do 2º semestre do curso de Medicina da UFCA e bolsista do Projeto Álcool: Informar para Conscientizar e Prevenir, conta que a extensão ampliou o alcance de seus conhecimentos: “A extensão universitária me proporcionou ultrapassar os limites físicos da universidade, levando um pouco do conhecimento acadêmico à comunidade, o qual pode influenciar significativamente a vida dessas pessoas e agir como instrumento de mudança social para melhoria na sua qualidade de vida”.

Proex/UFCA

A estudante do curso de Biblioteconomia e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), Sara Roberta, falou sobre a sua vivência na extensão no projeto Quem Conta Um Conto. Para ela, tem sido ótimo levar para fora do ambiente acadêmico atividades que são desenvolvidas dentro da instituição. O projeto Quem Conta um Conto tem como objetivo auxiliar crianças para um melhor desenvolvimento escolar, incentivando a leitura de forma lúdica e trabalhando a criatividade, a fala, a escrita e o convívio social. Segundo Sara, essas atividades beneficiam as crianças por estar incentivando a leitura e fazendo elas se envolverem mais em trabalhos em grupo, trabalhando a capacidade de interação.

Pró-reitoria de Extensão – UFCA
Bloco K, sala 201 e 202