Projeto mandacaru.dev abre vagas para discentes da UFCA. Inscrições iniciam nesta quinta-feira, 21 de dezembro

Publicado em 19/12/2023. Atualizado em 19/12/2023 às 16h03

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Entre os dias 21 e 29 de dezembro de 2023, o Projeto mandacaru.dev vai abrir inscrições de mais um módulo para estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O programa busca, por meio de capacitação imersiva, incentivar e lapidar talentos do sertão cearense na área de Tecnologia da Informação (TI) para atuação no mercado financeiro.

As inscrições para o mandacaru.dev poderão ser realizadas, por meio do site oficial do projeto, a partir das 6h desta quinta-feira até as 12h do dia 29 deste mês. Durante esta etapa, o módulo a ser ofertado tem o nome de “Jandaia” e 15 vagas serão ofertadas, exclusivamente, para estudantes da UFCA. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, desde que atendidos os pré-requisitos do módulo.

O projeto é realizado pela empresa B3, a Bolsa do Brasil. Com sede em São Paulo, a B3 desenvolve projetos relacionados à infraestrutura do mercado financeiro e tem atuação em ambientes de bolsas e de balcão. No mercado financeiro, balcões são ambientes de negociação de ativos e operações sem registro em bolsa de valores.

O projeto mandacaru.dev também conta a realização das empresas BLK Sistemas Financeiros, PDtec e Neoway (empresas coligadas à B3) e ocorre em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Módulo Jandaia

As aulas do módulo Jandaia  terão a “Qualidade de Software” como temática central. Essas aulas irão ocorrer entre os dias 20 de janeiro e 9 de março de 2024, de forma on-line, com encontros síncronos e assíncronos – ministrados aos sábados pela manhã.

Estudantes de graduação e de pós-graduação da UFCA, matriculados no período letivo 2023.2, podem se inscrever no módulo, desde que tenham sido aprovados nas disciplinas “Estrutura de Dados” e “Programação Orientada a Objetos”. É recomendado, contudo, que os interessados em participar do módulo tenham conhecimento prévio em Engenharia de Software e Git – sistema de controle usado no desenvolvimento de softwares.

Além das vagas destinadas à UFCA, o módulo Jandaia também disponibilizará 40 vagas para discentes da UFC e 5 vagas para discentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) – totalizando 60 vagas.

Adicionalmente, o projeto terá lista de espera com 10 vagas (por ordem de inscrição) para o caso de algum dos selecionados do módulo não comparecerem nas duas primeiras semanas de curso.

O resultado da seleção para a turma do Módulo “Jandaia” será divulgado por e-mail no dia 16 de janeiro de 2024.

“O programa nos oferece o máximo de suporte possível”

No último dia 9 de novembro, o programa mandacaru.dev concluiu o “Módulo Ibiapaba”, que trabalhou a “Ciência de Dados” como tema. Esse foi o primeiro módulo que contou com a participação e a certificação de discentes do curso de Ciências da Computação da UFCA.

Bruna Flávia Alves de Oliveira, estudante da UFCA e uma das participantes do módulo, afirma que, além de todo o suporte, o programa também proporcionou uma rede de contatos importante na área: “Participar do mandacaru.dev foi uma experiência incrível. Eu não tinha muita noção em Ciência de Dados, o que me ajudou muito. Sem contar no network que conseguimos fazer com estudantes, professores e pessoas de outras empresas. O programa nos oferece o máximo de suporte possível, conteúdos extras, materiais, encontros com pessoas de outras empresas que compartilham um pouco da vivência delas, dicas”, destacou.

Projeto mandacaru.dev
Inscrições: de 21 a 29 de dezembro de 2023