Professor que pesquisa novas tecnologias para monitoramento e tratamento de substâncias poluentes é contemplado com bolsa produtividade do CNPq

Publicado em 23/04/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h51

Professor Thiago Mielle (de barba) trabalhando com um dos estudantes em laboratório do campus Juazeiro do Norte. Imagem produzida em setembro de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Foto: Emanoella Callou/DCOM

Diariamente, quantidades expressivas de poluentes, como pesticidas, fármacos, pigmentos, toxinas, produtos de higiene pessoal, entre outros, são lançadas no meio ambiente, comprometendo a integridade dos ecossistemas e a qualidade de vida dos seres vivos. Muitas dessas substâncias também podem causar intoxicações exógenas nos organismos, a depender do nível de exposição. Por isso, o monitoramento e a adoção de medidas de controle são fundamentais para garantir níveis seguros aos organismos.

Para isso, são necessários métodos analíticos eficientes, além do uso de tecnologias que convertam essas moléculas em produtos menos tóxicos. No Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Cariri (CCT/UFCA), o professor Thiago Mielle B.F. Oliveira tem desenvolvido pesquisas para tais finalidades, associando a versatilidade funcional do biopolímero de celulose com as propriedades de óxidos de terras-raras, sobretudo aqueles que respondem a estímulos fotoeletroquímicos.

“Normalmente, os métodos convencionais de monitoramento/tratamento apresentam limitações em termos de custo, eficiência, operacionalidade e sustentabilidade, reforçando a necessidades de inovação. As tecnologias de análise e tratamento baseadas em nanocompósitos de celulose e óxidos de metais de transição têm grande potencial para reduzir essas dificuldades, mas a aplicação deles em sistemas fotoeletroquímicos ainda é pouco explorada”, explicou o professor.

A pesquisa foi contemplada na Chamada nº 02/2020 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), referente à disponibilidade de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). A bolsa de produtividade, aprovada na categoria DT-2, tem duração de 36 meses e conta com um valor mensal de R$ 1.100 destinado ao pesquisador. Thiago Mielle assinou o termo de outorga da bolsa no último dia 12 de abril.

Financiamento da pesquisa

Pesquisador desde 2017 da UFCA, Thiago Mielle informou que o tema vem sendo estudado no Grupo de Materiais e Processos Eletroquímicos (GMPE/UFCA) desde 2019. A proposta envolve estudantes de graduação e pós-graduação e conta com a colaboração de outros pesquisadores da UFCA e de instituições parceiras. No início, a pesquisa contou com apoio somente da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), por meio de auxílios obtidos com editais internos de apoio aos grupos de pesquisa (Editais nº 05/2018 e 08/2019). Em 2020, passou a receber o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do edital de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI), com duração de 24 meses.

Agora em 2021, para além do reforço no apoio financeiro da pesquisa, a notícia da bolsa produtividade, conforme o pesquisador, também é uma forma de reconhecimento importante para os envolvidos na investigação. “O reconhecimento da proposta pelo CNPq, além de ser um importante incentivo, mostra o protagonismo do GMPE/UFCA em iniciativas de PD&I [Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação], buscando soluções para problemas vivenciados pela sociedade e indústria. Também é um sinal da boa qualidade e regularidades dos indicadores científicos do grupo, o que nos instiga a continuar unindo esforços para alcançar as metas traçadas em cada proposta”, ressaltou.

Bolsa produtividade na UFCA

O CNPq publica regularmente chamadas públicas, convocando os pesquisadores com título de doutor ou de livre docência (forma de ingresso na universidade em que o professor defende uma tese de livre docência, ainda utilizada em algumas universidades estaduais) a submeterem suas propostas. São duas modalidades: Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Em cada uma, há duas categorias (2 e 1 – da mais baixa para a mais alta) e quatro níveis na categoria 1: D, C, B, A (do nível mais baixo ao nível mais alto).

Com o resultado, Thiago Mielle tornou-se o sexto pesquisador da UFCA a conquistar bolsa de produtividade do CNPq, o segundo na modalidade DT. Outros cinco pesquisadores já possuem o reconhecimento:

João Hermínio da Silva (CCT/UFCA) – Bolsista de Produtividade em Pesquisa categoria 2

José Euclides Gomes da Silva (CCT/UFCA) – Bolsista de Produtividade em Pesquisa categoria 2

Paulo Renato Alves Firmino (CCT/UFCA) – Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – categoria 2

Sami Jorge Michereff (CCAB/UFCA) – Bolsista de Produtividade em Pesquisa categoria 1A

Claudener Souza Teixeira (IFE/UFCA) – Bolsista de Produtividade em Pesquisa categoria 2

Para o professor Thiago Mielle, a aprovação de mais um projeto na chamada pública do CNPq reforça o papel social que a UFCA vem cumprindo enquanto instituição de pesquisa. “A aprovação deste projeto também mostra que a UFCA vem cumprindo mais um importante papel social, atuando como instituição indutora de pesquisa, desenvolvimento e inovação na região do Cariri cearense, com grande potencial para tornar-se mais um centro de pesquisa e formação de recursos humanos especializados em Ciência e Tecnologia dos Materiais”, afirmou.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA)
prpi@ufca.edu.br

Centro de Ciência e Tecnologia (CCT/UFCA)
cct@ufca.edu.br