Professor da UFCA é homenageado em evento de comemoração aos 25 anos do Programa de Educação Fiscal do Ceará

Publicado em 29/08/2023. Atualizado em 29/08/2023 às 17h01

Professor Milton Jarbas (segundo, da esquerda para a direita) com os homenageados pela Sefaz-CE nos 25 anos do Programa de Educação Fiscal do Ceará. Foto: Layla Galvão.

O docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA), professor Milton Jarbas, foi homenageado na cerimônia de comemoração dos 25 anos do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF), realizada no último dia 17 de agosto de 2023. Promovido pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), o PEF objetiva conscientizar a população cearense sobre a função dos tributos e sobre a responsabilidade dos cidadãos e cidadãs no controle da aplicação dos recursos públicos, por meio do exercício da cidadania.

Para o professor Milton Jarbas, docente nos cursos de Ciências Contábeis e de Administração Pública e Gestão Social da UFCA, a população, quando consciente, consegue fazer o controle social e observar o uso dos tributos, das receitas e cobrar os benefícios relacionados aos serviços e bens públicos. “É fundamental que a sociedade tenha o conhecimento de como os recursos são arrecadados e como esses recursos são transformados em políticas públicas”, explicou

Além do professor Milton, foram homenageadas outras 24 pessoas importantes para a Educação Fiscal no Ceará, entre elas, outros professores, servidores da Sefaz-CE, um estudante participante do PEF e um repórter. O docente da UFCA e o servidor da Sefaz Fernando Pimentel foram os únicos representantes do Cariri homenageados.

Professor Milton, atuando como educador financeiro, já desenvolveu diversos projetos de extensão relacionados ao trabalho de educação fiscal, principalmente em escolas públicas de Ensino Básico: “Com isso, já pudemos observar alguns impactos. São projetos desenvolvidos nas escolas tratando sobre tributos, sobre a cidadania, sobre o conhecimento e sobre o impacto desses tributos como financiadores de políticas públicas”, disse.

Além desses projetos de extensão junto às escolas, mencionados pelo professor Milton, a UFCA realiza anualmente o Seminário de Educação Fiscal do Cariri, em parceria com a Receita Federal, com a Sefaz, com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e, ainda, com os Centros Regionais de Desenvolvimento da Educação no Cariri (Credes 18, 19 e 20). O evento objetiva disseminar e fortalecer a educação fiscal para a cidadania, a transparência e o controle social na região do Cariri, além de despertar o interesse pela educação fiscal e capacitar o público para discussões de temas relacionados.

Conforme Milton Jarbas, outros docentes na Universidade também trabalham em projetos relacionados ao PEF: “A UFCA participa [do programa], por meio do curso de Ciências Contábeis, envolvendo outros professores: professor Ricardo Aladim, professor Mário [Oliveira], professor Leandro [Oliveira], professor Paulo [Henrique Leal]” enumera.

Os 25 anos de PEF foram celebrados em uma programação extensa, ao longo de três dias. No mesmo dia da homenagem aos colaboradores para uma adequada educação fiscal no estado, foi lançado o livro digital PEF 25 anos: reflexões e práticas para uma sociedade justa, organizado por Clarissa Cavalcante Barroso e por Luís Carlos Magalhães.

Docente da UFCA desde 2013, professor Milton Jarbas é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e mestre na mesma área, pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, promovido pelas Universidades de Brasília (UnB), Federal da Paraíba (UFPB) e Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, o professor da UFCA é também doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB.

Milton Jarbas ajudou a criar o próprio curso de Ciências Contábeis da UFCA, cujas atividades tiveram início em 2020.

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
ccsa@ufca.edu.br