Pró-Reitor adjunto de graduação explica proposta de planejamento para os próximos meses em live nesta quinta-feira, 28 de maio

Publicado em 27/05/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h03

Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Rodolfo Jakov (à direita). Foto: Emanoella Callou

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Cariri (Prograd/UFCA) debateu, na última reunião do Fórum de Graduação (Forgrad/UFCA), realizada em 22 de maio de 2020, a possibilidade de a Universidade se planejar para um possível retorno às atividades acadêmicas em agosto ou setembro deste ano. O objetivo da proposta foi traçar um horizonte de retorno para que sejam levantadas as adaptações necessárias para promovê-lo, em diferentes cenários: retorno presencial, retorno remoto ou retorno híbrido, em uma combinação dos dois primeiros. Essa não é uma decisão pelo retorno, porque nenhum setor da UFCA tem prerrogativa de determiná-lo, nem mesmo a Reitoria. O retorno (ou não) é uma prerrogativa exclusiva do Conselho Universitário (Consuni/UFCA), e os debates na instituição devem perdurar pelos próximos meses antes de uma decisão do Conselho.

É preciso lembrar, ainda, a restrição de circulação de pessoas nas cidades onde ficam os campi da UFCA, por força de decisões estaduais e municipais. Assim, a UFCA não tem autonomia para determinar retorno presencial sem o aval das autoridades competentes e precisa acompanhar as decisões superiores. Conforme a Prograd/UFCA, o planejamento serviria para o caso de haver mudança de cenário nesse sentido em médio prazo, o que agilizaria a implementação de novas medidas por parte da Universidade.

Os cerca de 4.100 estudantes da UFCA estão sem aulas desde o último dia 16 de março de 2020, quando a Reitoria suspendeu as atividades presenciais da Universidade, com a Portaria 91. A Resolução Nº 10, do Conselho Universitário, suspendeu o calendário acadêmico por tempo indeterminado, revogando a portaria anterior.

A proposta da Prograd/UFCA será explicada pelo pró-reitor adjunto de graduação da UFCA, Rodolfo Jakov, em live nesta quinta-feira, 28 de maio. A transmissão será feita pelo canal da UFCA no YouTube, UFCA TV, a partir das 11h. Apesar da fala programada sobre a proposta durante a transmissão, o tema principal da live será o resultado da pesquisa feita com os estudantes da instituição, entre 5 e 19 de maio, sobre inclusão digital. O objetivo do questionário (com 21 perguntas) foi levantar dados acerca de acesso à internet e a equipamentos eletrônicos por parte dos estudantes de graduação e de pós-graduação da UFCA, além de conhecer seu ambiente doméstico de estudo e suas condições de saúde (física e mental).

De posse dos dados e após acompanhar o debate iniciado na instituição, que deve perdurar no curto prazo, o Consuni/UFCA tem o desafio de escolher qual cenário é menos danoso para os estudantes, sem abrir mão da segurança da comunidade acadêmica em qualquer que seja a decisão. O Conselho também precisa considerar as condições de trabalho do corpo docente, razão pela qual há planos, por parte da gestão superior, de aplicar um questionário similar ao respondido pelos estudantes, também entre os professores.

Caso o Conselho decida aguardar até um cenário epidemiológico favorável ao retorno das atividades presenciais como eram feitas antes, a instituição dependerá do desenvolvimento de uma vacina ou de um tratamento para a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. A doença, declarada pandêmica pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março deste ano, tem obrigado o mundo inteiro a praticar o distanciamento social, o que traz implicações relevantes em quase todos os aspectos do cotidiano. Ainda que seja encontrados um tratamento ou uma imunização, será preciso aguardar até que a comunidade acadêmica tenha acesso a eles e, só então, deverá ser iniciado um planejamento para o retorno.

No caso de se optar pelo retorno presencial antes disso, será preciso uma adaptação profunda das rotinas universitárias. Na já referida reunião do Forgrad/UFCA, foi detalhado o chamado “ensalamento” praticado na Universidade em 2019.2, ilustrando como os estudantes foram dispostos nas salas dos 4 campi da UFCA. O documento demonstra que, se fosse adotado o retorno presencial antes de uma vacina ou de um tratamento, considerando a quantidade de estudantes do ano passado e mantendo apenas 10 estudantes em cada sala, seria necessário dobrar a capacidade de ensalamento da Universidade, o que levanta a possibilidade de uso das salas administrativas. Além da distribuição dos estudantes, no possível retorno presencial, há desafios como adaptar os serviços de limpeza e garantir transporte seguro até os campi.

Caso opte pelo retorno remoto, o Consuni precisará considerar a dificuldade de acesso à internet de grande parte dos estudantes da UFCA. Em live no último dia 12, o reitor, Ricardo Ness, disse que, de posse dos dados indicando quantos teriam esse problema, a instituição poderá buscar maneiras de garantir o acesso junto a instâncias superiores, como o Ministério da Educação (MEC). Além disso, será preciso promover capacitação do corpo docente e adaptar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), o que também demanda tempo e esforço.

Também é possível implementar um retorno híbrido, pelo qual parte dos estudantes teria aulas remotas e outra, aulas presenciais. A principal vantagem é a redução da quantidade de estudantes circulando nos campi, mas os desafios em relação ao transporte, ao ensalamento e às rotinas de limpeza ainda serão grandes.

Live com o pró-reitor adjunto de graduação, Rodolfo Jakov
Quando: dia 28 de maio de 2020, às 11h