Pré-Enapegs debate gestão social de 25 a 28 de maio em evento virtual. Confira os links de transmissão

Publicado em 19/05/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h03

Imagem: divulgação Enapegs 2020.

Diante da situação de pandemia da Covid-19 em que vivem o mundo e o Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisados e Gestão Social (Enapegs), que ocorreria entre os 25 e 28 de maio de 2020, em Maceió, Alagoas, foi adiado para o fim de setembro. No entanto, a Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), organizadora do evento e da qual pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participam, vai realizar, no mesmo período – 25 a 28 de maio –, o Pré-Enapegs, um evento virtual, aberto ao público, com vídeoconferências, debates e workshops.

O Pré-Enapegs vai debater diversos temas ligados a crises e gestão social, mas também temas surgidos a partir da pandemia de Coronavírus, que colocou o mundo em quarentena e isolamento social. No dia 26 de maio, por exemplo, a mesa “Funções e perspectivas do trabalho na atual sociedade” vai debater as relações de trabalho e o que vem para um futuro de pós-pandemia, segundo Jeová Torres, professor e pesquisa da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e integrante da RGS, que participará da mesa.

No dia 27 de maio, haverá um workshop sobre gestão social e a Covid-19, abordando a crise dentro da crise e a sociedade em movimento, e a mesa “Solidariedade, Economia e Democracia Pós-Pandemia: possibilidades a partir da gestão social”, que será mediada pelo professor e pesquisador da UFCA, Ives Romero T. do Nascimento.

No dia 28 de maio, destaque para o workshop ministrado pela professora da UFCA, Waléria Menezes, e pela técnica Mônica Martins, integrantes do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs), da UFCA, com o tema “Políticas Públicas e Subjetividade: a utilização do instrumento gerador de mapas afetivos na avaliação de políticas públicas”.

Toda a programação do Pré-Enapegs será transmitida por um canal do YouTube, que será divulgado em breve.

Confira abaixo a programação completa e os links para cada uma das palestras:

25 de maio

16h – Ação coletiva e novas mobilizações sociais contra as desigualdades: respostas solidárias a crise gerada pela pandemia
Leonardo Leal (UFAL), Danielle Klintowitz (Inst. Pólis) Carla Martelli (UNESP), Raoni Azerêdo (UFOPA)
Mediação: Lamounier Erthal Villela (UFRRJ)

19h – Gestão de crises na perspectiva da gestão social
Tânia Fischer (UFBA), Rosinha Carrion (UFRGS), José R. Pereira (UFLA)
Mediação: Airton Cançado (UFT)

26 de maio

10h – Roda de Conversa do Ateliê de Pós-Graduação: Pesquisa em Gestão Social durante a Pandemia
Paula Schommer (UDESC) e Milka Barbosa (UFAL)
Atividade exclusiva para inscritos .

16h – Possibilidades e limites das Tecnologias Sociais no enfrentamento de crises
Tadeu Assad (IABS), Felipe Addor (UFRJ), Sandro Silva (IPEA)
Mediação: Emerson do Nascimento (UFAL)
Link (link para uma nova página)

19h – Funções e perspectivas do trabalho na atual “sociedade”
Jeová T. Silva Júnior (UFCA), Rodrigo B. de Souza Moraes (UFG), Bruno Durães (UFRB)
Mediação: Ariádne S. Rigo (UFBA)

27 de maio

10h – Oficina do Ateliê de Pós-Graduação
Atividade exclusiva para inscritos.

10h – Políticas Públicas e Subjetividade: a utilização do instrumento gerador de mapas afetivos na avaliação de políticas públicas
Oficina da Escola Livre em Gestão Social
Mônica Martins (Liegs/UFCA e Locus/UFC) e Waléria Menezes (Liegs/UFCA)
Link para inscrição (link para uma nova página)