Ouvidoria da UFCA participa de audiência pública em Juazeiro do Norte

Publicado em 27/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h23

Foto: Kelsma Gomes - Reitoria/UFCA

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Cariri (UFCA), participou, nesta segunda-feira, 26 de agosto, da 2ª Audiência Pública da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, com o tema “Diálogo com a Ouvidoria e o Exercício da Democracia”, para escuta dos anseios da população e a divulgação de ferramentas relevantes, como a Lei n.º 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação) e a Lei n.º 13.460/17 (Código de Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos).

Estiveram presentes, junto ao desembargador ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Raimundo Nonato Silva Santos, a ouvidora da UFCA, Aretuza Sousa Tenorio e a ouvidora substituta, Kamile Moreira Castro, além de estudantes, vereadores e servidores públicos.

Na oportunidade, Aretuza explicou o funcionamento da Ouvidoria da Universidade Federal do Cariri aos estudantes das escolas Manuel de Castro, Zila Belém e João Alencar, que lotaram o plenário da Câmara. A ouvidora da UFCA ressaltou, ainda, que a democracia participativa e a democracia representativa não são propostas políticas opostas, mas na realidade são complementares, sendo crucial andarem lado a lado.

“A UFCA conquistou, em 2018, primeiro lugar em transparência passiva entre Universidades e Institutos Federais, nos trazendo um diagnóstico um verdadeiro comprometimento à cultura de acesso às informações públicas”, concluiu.

Ouvidoria Geral da UFCA

E-mail: ouvidoria@ufca.edu.br