Reitores das Universidades do CE emitem nota contra PEC que altera financiamento da Funcap

Publicado em 17/12/2022. Atualizado em 17/12/2022 às 13h38

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc) emitiu nota neste sábado, 17 de dezembro de 2022, posicionando-se contra a Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que pretende alterar a destinação de 2% da renda tributária estadual à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A PEC propõe que os 2% sejam destinados, de forma genérica, à “função de Ciência e Tecnologia” no estado.

Atualmente presidido pelo reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, o Cruc tem como vice-presidente o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes.

Leia a Nota do Cruc na íntegra:

Nota do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) contra a PEC que altera o artigo 258 da Constituição Estadual que pretende retirar 2% da receita tributária líquida anteriormente garantidos à Funcap – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

As instituições públicas de ensino superior do Ceará receberam com perplexidade a proposta de emenda constitucional (PEC) que altera o artigo 258 da Constituição Estadual, retirando os 2% da receita tributária do estado destinados exclusivamente à nossa Fundação de Amparo à Pesquisa (FUNCAP), para disponibilizar os recursos provenientes da referida dotação orçamentária mínima a uma função generalizada denominada de “função de ciência e tecnologia”.

O despropósito da PEC, encaminhada sem qualquer discussão prévia com a sociedade e, especialmente, com as instituições de ensino superior do estado, vem de encontro ao avanço na produção científica e tecnológica ocorrido nos últimos anos no Ceará, graças exatamente ao orçamento destinado à FUNCAP. O efeito prático da PEC, portanto, é que os recursos constitucionalmente assegurados à Fundação para o fomento das atividades científicas e tecnológicas no Ceará passam a ser seriamente comprometidos.

Diante disso, as instituições que representamos, as quais sempre se colocaram como aliadas do governo estadual na potencialização da pesquisa e das políticas de CT&I no nosso estado, apelam à Assembleia Legislativa, ao Governo do Estado e ao Grupo de Transição do Governo para que se manifestem contrários à emenda constitucional proposta, de modo a manter a redação original do artigo 258 da Constituição Estadual, assegurando, por conseguinte, a excelência e a interiorização da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação científica e tecnológica no nosso estado.

Fortaleza, 17 de dezembro de 2022.

Ricardo Luiz Lange Ness – Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Roque do Nascimento Albuquerque – Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Francisco do O’ de Lima Júnior – Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque – Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

José Wally Mendonça Menezes – Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque – Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Hidelbrando dos Santos Soares Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE)