Nota de pesar pelo falecimento de Gilmar de Carvalho

Publicado em 18/04/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h52

Professor Gilmar de Carvalho. Foto: Bruno Bressam

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lamenta profundamente o falecimento, aos 71 anos, de Gilmar de Carvalho, um dos maiores pesquisadores em Cultura do Brasil. Gilmar nos deixou neste sábado, 17 de abril de 2021.

Além de escritor, jornalista, professor universitário e pesquisador, Gilmar era um entusiasta da cultura popular e especial admirador da pluralidade caririense nesse campo. Seu brilhantismo, resguardado na simplicidade e na generosidade com as quais acumulou inúmeros admiradores, deixa um enorme legado ao povo cearense e à Cultura nacional. Para além da sua vasta produção acadêmica, Gilmar celebrava o conhecimento como forma de união entre as pessoas; prática que, sem dúvida, é fundamental para a superação dos tantos desafios contemporâneos da Humanidade.

A UFCA externa condolências a familiares e a amigos Gilmar de Carvalho, reverenciando o grande pensador que ele foi e continuará sendo, vivo em sua obra.

Juazeiro do Norte, 18 de abril de 2021.