Na UFCA, serviços de 2ª via de diploma e de seleções para pós-graduação vão passar a exigir acesso via gov.br. Prazo para mudança é março de 2023

Publicado em 31/01/2023. Atualizado em 31/01/2023 às 14h18

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) compõe uma lista de 16 instituições federais públicas de Ensino Superior que iniciaram a integração dos seus respectivos serviços ao portal único “gov.br”. A medida visa obedecer o disposto no Decreto Nº 9.756, de 11 de abril de 2019, que, além de instituir o gov.br, determina a centralização, nesse portal, de informações institucionais, notícias e serviços públicos prestados pelo governo federal.

Para acessar serviços pelo portal único gov.br, você precisa dispor de uma conta gov.br. Uma conta gov.br garante a identificação de cada cidadão e de cada cidadã que acessa os serviços digitais do governo. A conta já é usada, por exemplo, para acessar o ConecteSUS e para realizar inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Acesse outras informações para a criação da sua conta.

Projeto Piloto

A experiência desse grupo de instituições na integração de seus serviços ao gov.br servirá para avaliar as condições de inclusão de todos os serviços das universidades e institutos federais do país, no portal único.

Na UFCA, será integrado ao gov.br o serviço de participação em processo seletivo para curso de pós-graduação stricto sensu. Atualmente, esse serviço é oferecido via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA).

Além do serviço de inscrição em seleções de pós-graduação, será transformado, na UFCA, o serviço de obtenção de 2ª via de diploma de graduação, atualmente requerida presencialmente nas coordenações de curso.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) está trabalhando para viabilizar a integração dos serviços da UFCA ao gov.br desde março de 2022.

Conforme o titular da Coordenadoria de Gestão de Dados Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação (CGDA-Prograd/UFCA), Demétrius Barbosa, o termo “integração” se refere a um serviço já executado digitalmente que vai passar a ser acessado via gov.br. Ainda conforme Demétrius, quando o serviço é executado atualmente de forma presencial, o termo usado em relação à inclusão no gov.br é “transformação”.

“Espera-se que, futuramente, todos os serviços do governo federal sejam acessados pelo gov.br”, disse Demétrius.

Na prática, usuários que tentarem acessar uma seleção de mestrado cadastrada no Sigaa/UFCA serão redirecionados ao portal gov.br. Após informarem suas credenciais de acesso no portal único, eles voltarão à interface do Sigaa/UFCA, onde vão continuar com os procedimentos para inscrição. Já o serviço de obtenção de 2ª via de diploma vai passar a ser oferecido de forma digital, com fluxo similar ao já descrito para as seleções stricto sensu.

De acordo com a Prograd/UFCA, a expectativa da Universidade é de concretizar a integração em março de 2023.

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP)
Instagram: @gestaogovbr