Mensagem de Fim de Ano da Reitoria da UFCA

Publicado em 29/12/2022. Atualizado em 29/12/2022 às 16h45

Há muito tempo, as Instituições de Ensino Superior Públicas vêm passando por inúmeros desafios e, neste ano de 2022, não foi diferente. Chegamos ao fim de mais um ano sendo colocados à prova, em meio a um contexto social, político e econômico lancinante e lamentável – contudo, superados pela nossa Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tais cenários foram enfrentados com competência administrativa e capacidade de diálogo da gestão superior (com o governo federal e com a própria comunidade acadêmica), bem como com transparência sobre a execução dos recursos sob sua responsabilidade.

Essa é a postura que a Reitoria da UFCA vem assumindo frente ao panorama de instabilidades.

Na tentativa de resumir o que representou 2022 em poucas palavras, sem dúvida, devemos pensar em “Trabalho Coletivo”. O fazer conjunto, em união, garantiu a concretização de ações, na UFCA, que ficarão na memória de muitas e muitos. São exemplos dessas ações os eventos institucionais repletos de pátios lotados por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, em especial àqueles relacionados aos estudantes de Iniciação Científica, de Extensão e de Cultura; a realização dos fóruns de graduação e de pós-graduação; a inserção da Extensão na graduação; o fortalecimento de atividades culturais; a realização de obras que encantam por sua eficiência; a realização da UFCA Itinerante (feita com maestria, apesar de todas as adversidades) e, por fim, mas não menos importante, a democratização orçamentária pela implementação de diversos auxílios estudantis e pelo acesso aos refeitórios universitários ou ao auxílio alimentação. De todas essas iniciativas, devemos ressaltar, ainda, a realização de concursos, entre outras tantas e incontáveis conquistas.

Todas e todos participaram desse trabalho em conjunto: sociedade civil, estudantes, colaboradores, servidores técnico-administrativos e servidores docentes, que alicerçam a nossa instituição.

Cientes que ainda temos muito a assentar para o fortalecimento da UFCA, que a nossa luta é diária e que não abriremos mão da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, aguardamos com muita expectativa o ano de 2023 – ano este do décimo aniversário da nossa jovem e consagrada instituição. Esperamos, oportunamente, um soerguimento no contexto político-social e que a Educação seja priorizada, para que possamos avançar sempre mais. Por tudo isso, o nosso MUITO OBRIGADO.

Um ano novo cheio de prosperidade e paz para todas e todos nós.

Juazeiro do Norte, 29 de dezembro de 2022.

Reitoria da UFCA