Lançado e-book “Filosofia em Rede: Filosofia em Tempos de Pandemia”, fruto de evento realizado em parceria com a UFCA

Publicado em 18/02/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h45

Composto por artigos de autores de todas as regiões do país abordando diversos temas pertinentes sobre a realidade que estamos vivenciando, o livro “Filosofia em Rede: Filosofia em Tempos de Pandemia” foi lançado no último dia 12 de fevereiro de 2021 e está disponível gratuitamente no site da editora Phillos Academy (link para uma nova página).

O e-book é fruto das conferências e comunicações orais do Primeiro Webinário Filosofia em Rede: Filosofia em Tempos de Pandemia, promovido, em junho de 2020, pelo Instituto Trilhas, de Senador Pompeu, e pelo Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A partir do panorama da realidade atual – “Essa condição de isolamento, diminuição da circulação nas cidades e redução drástica no processo de produção econômica nos desafia a refletir sobre o ritmo imposto pela sociedade capitalista, sob a lógica da globalização do mercado tendo como efeito o esgotamento do meio ambiente e o surgimento de novos riscos à vida humana e natureza.” – os autores da apresentação do e-book, Antônio Ismael da Silva Lima Francisco, José da Silva e Gílian Gardia Magalhães Brito, afirmam que “a Filosofia tem como desafio refletir sobre tal crise de forma radical, apontando não apenas suas origens mais profundas, mas também suas contradições, impasses e possíveis consequências.” Assim, o livro se torna um meio de debate e de promoção do exercício filosófico para esses tempos.

Composto por quatro seções, o livro traz, em sua primeira parte, os textos de conferencistas do evento, com discussões em torno do exercício filosófico e do ensino de filosofia em tempos de pandemia e sobre a construção de um novo amanhã. Na segunda seção, o debate se volta para a educação e as possibilidades de intervenções filosóficas nas práticas de ensino, arte, pesquisa e produção de textos. O debate em torno das identidades orienta a terceira seção. A quarta parte do livro reúne o maior número de artigos e traz as emergências globais a partir de projetos locais: ética, necropolítica, resistência democrática são questões discutidas pelos autores e autoras. Nessa seção, os textos também refletem sobre medo, morte e luto, os cuidados de si, situação de vulnerabilidade em tempos de pandemia, importância do Sistema Único de Saúde, dentre outras reflexões que o ano 2020 pôs em relevo.

E-book “Filosofia em Rede: Filosofia em Tempos de Pandemia” Organizadores: Antônio Ismael da Silva Lima e Gílian Gardia Magalhães Brito
Disponível em: https://phillosacademy.com/filosofia-em-rede