Laura Hévila assume Vice-Reitoria

Publicado em 05/07/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h19

Segunda da esquerda para a direita, Laura Hévila posa com os Pró-Reitores Robson Almeida (Cultura), Plácido Andrade (Graduação) e Fabiana Lazzarin (Extensão) Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 21 de junho de 2019 a nomeação da professora Laura Hévila Inocêncio Leite – atual Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) – para o cargo de Vice-Reitora da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O atual Reitor da UFCA, Ricardo Ness – empossado oficialmente no último dia 19 de junho, em Brasília – assina a Portaria N°229, na qual consta a nomeação de Laura. A nomeação de Ricardo foi publicada no DOU do dia 31 de maio de 2019. Antes, a Vice-Reitoria era ocupada pelo professor Juscelino Pereira, atualmente titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA). Na UFCA, o ocupante da Vice-Reitoria deve também assumir uma Pró-Reitoria e, por isso, Laura segue à frente da PRPI/UFCA, sem duplicidade de remuneração. Antes de assumir a Proplan/UFCA, Juscelino era concomitantemente Vice-Reitor e titular da PRPI/UFCA. 

Eleições para a Reitoria

Pela Lei, os membros do Conselho Universitário (Consuni) das Universidades Federais votam em chapas – cada uma com dois nomes: um para a Reitoria e outro, para a Vice-Reitoria – para compor uma lista com três delas: a chamada lista tríplice. Depois de formada, a lista tríplice segue para apreciação da Presidência da República, a quem compete a apreciação e a escolha de uma das chapas indicadas.  Na UFCA, cinco chapas participaram da votação para a Reitoria. Ricardo e Laura compuseram a chapa mais votada pelos membros do Consuni/UFCA. As outras duas eram encabeçadas pelos professores Juscelino Pereira e Silvério Freitas, atual Pró-Reitor de Administração. Juscelino tinha como Vice o Pró-Reitor de Cultura da UFCA, Robson Almeida; e Silvério, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Ledjane Sobrinho. Esta foi a primeira eleição para a Reitoria da UFCA, realizada em sessão extraordinária do Consuni/UFCA em 7 de dezembro de 2018. As eleições não ocorreram antes porque a UFCA precisava de um estatuto próprio para realizar o pleito. Até 2013, a UFCA fazia parte da Universidade Federal do Ceará (UFC) e, mesmo depois da sua autonomia – alcançada em 5 de junho daquele ano -, a instituição utilizava o estatuto da UFC como referência para suas resoluções. Após aprovação interna, o estatuto da UFCA foi publicado no DOU de 16 de novembro de 2018.  

Vice-Reitora da UFCA

Graduada em Ciências da Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca), Laura Hévila concluiu o Mestrado em Bioprospecção Molecular da Urca, em 2013, e – 5 anos depois – o Doutorado em Biotecnologia (Renorbio) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Laura ingressou na UFCA em 2015, como professora do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), no campus Brejo Santo. 

Serviço

Vice-Reitoria da UFCA
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Sala 302, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3221.9325
laura.leite@ufca.edu.br