Inscrições para Mestrado Profissional em Saúde da Família na UFCA começam nesta segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Publicado em 18/12/2023. Atualizado em 18/12/2023 às 14h12

Mestrado em Saúde da Família. Foto: Ana Paula Lima - Dcom/UFCA

As inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde) começaram nesta segunda-feira, 18 de dezembro de 2023. Com vagas oferecidas em várias instituições, de todo o Brasil, o ProfSaúde está ofertando 10 vagas na Universidade Federal do Cariri (UFCA), no campus Barbalha.

O curso é gratuito, oferecido de forma híbrida (presencial e on-line) e tem duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses. A carga horária é de 975 horas, compreendendo nove encontros síncronos e atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As inscrições para o mestrado podem ser realizadas, por meio da plataforma Forms/UFCA (“Formulário de Inscrição para a Chamada Pública PROFSAÚDE UFCA 01/2023”), até as 23h59 do dia 19 de fevereiro de 2024. O edital está disponível na página de dedicada ao curso, no Portal da UFCA (menu Processo Seletivo).

Das 10 vagas na UFCA, cinco são exclusivas para médicos atuantes no Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que tenham concluído a Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC) ou possuam título de Especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). 

Também podem participar da seleção, nas demais vagas, profissionais graduados em áreas diretamente relacionadas à Saúde, como assistentes sociais, educadores físicos (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e pessoas formadas no curso de Saúde Coletiva.

ProfSaúde

O ProfSaúde é um programa de pós-graduação em Saúde da Família que visa atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde. 

Entre os documentos necessários para a inscrição está uma proposta preliminar de trabalho, de seis a oito páginas, que será avaliada considerando pertinência, clareza, relevância e impacto para o campo da atuação.

A seleção será feita em três etapas, todas avaliadas com notas de 0 a 10: prova de conhecimentos (com 30 questões de múltipla escolha e uma questão dissertativa), análise do currículo Lattes e avaliação da proposta preliminar do trabalho. Até 40 candidatos (quatro vezes o número de vagas) poderão participar da última etapa, sendo essa uma prova oral (peso 4) baseada na proposta preliminar. 

As matrículas serão realizadas entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2024, e o início das aulas é previsto para o dia 5 de agosto de 2024.

Serviço

Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional na UFCA (ProfSaúde)
profsaude@ufca.edu.br