Egressos da UFCA vencem três categorias em premiação do Intercom Nordeste, evento regional de Comunicação

Publicado em 29/06/2023. Atualizado em 30/06/2023 às 10h43

Jornalista Wesley Guilherme com prêmios concedidos a trabalhos realizados na UFCA. Foto: João Vitor da Silva

Três recém-egressos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) conquistaram o Prêmio Expocom Nordeste 2023: uma premiação que integra a programação do Congresso anual promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), edição regional.

Este ano, a edição Nordeste do Intercom (23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste) ocorreu entre os dias 20 e 22 de junho, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. Os participantes do Congresso puderam submeter suas respectivas produções – realizadas em razão de suas atividades acadêmicas – para apreciação da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação 2023, a Expocom.

A organização do prêmio selecionou 191 produções, entre todas as inscritas, para exposição durante o Congresso, cujo tema central foi “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.

Quatro trabalhos realizados na UFCA foram aceitos pela Intercom Nordeste e participaram da Expocom 2023 regional. A premiação prevê seis áreas temáticas:

• Jornalismo;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Relações Públicas e Comunicação Organizacional;
  • Cinema e Audiovisual;
  • Produção Transdisciplinar;
  • Rádio, TV e Internet.

Cada uma dessas áreas reúne categorias relacionadas. Ao todo, a Expocom estabeleceu 65 categorias. A UFCA venceu três delas, em duas áreas temáticas (Jornalismo e Produção Transdisciplinar).

Área temática: Jornalismo

Categoria: Projeto de assessoria de imprensa
Trabalho vencedor Expocom 2023: Plano de Comunicação para o Literal: Evento de Literatura Online da Qualis Editora
Autora: Olívia Rebeca Oliveira Alencar

Categoria: Livro-reportagem
Trabalho vencedor Expocom 2023: Quantas Histórias Cabem Dentro da Tarrafa?
Autor: Wesley Guilherme de Vasconcelos

Área temática: Produção Transdisciplinar

Categoria: Design de imprensa
Trabalho vencedor Expocom 2023: Açucena
Autora: Júlia Marques Romão de Souza

Wesley Guilherme, vencedor da Expocom Nordeste 2023, categoria Livro-Reportagem. Foto: acervo pessoal

Natural da cidade de Tarrafas, o jornalista Wesley Guilherme, recém-formado pela UFCA e um dos vencedores da Expocom Nordeste 2023, conquistou o prêmio com o livro “Quantas histórias cabem dentro da ‘Tarrafa?”. A obra conta a história da cidade de Tarrafas, a partir de entrevistas com personalidades do município – localizado no Cariri cearense, a 120km da maior cidade da região, Juazeiro do Norte.

Conforme Wesley, foi uma realização dupla a premiação ter vindo em razão de um trabalho sobre a sua cidade natal: “Desde a concepção desse livro, tudo que aconteceu depois parece a realização de um sonho. É bom colher os frutos de um trabalho que a gente gostou de fazer. Por conta dele, leis foram aprovadas, Tarrafas agora tem uma disciplina escolar sobre a História do Município, a prefeitura criou um cargo de Diretoria de Patrimônio Cultural – além de representar minha outra casa, a UFCA, o que também muito me alegra”, comemora.

Júlia Marques e Olívia Rebeca também são recém-formadas em Jornalismo pela UFCA e os produtos enviados para a Expocom são os seus respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Os melhores trabalhos nas edições regionais do Intercom passam a concorrer na Expocom do encontro nacional. Em 2023, o Intercom será realizado em duas etapas: a primeira, remotamente, entre os dias 29 a 31 de agosto; a segunda, presencial, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas – Belo Horizonte), entre os dias 5 e 8 de setembro.

Curso de Jornalismo
jornalismo.iisca@ufca.edu.br