Estudante: saiba como ficou o pagamento de auxílios com a suspensão do calendário acadêmico

Publicado em 30/03/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 16h56

Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) está com o calendário dos cursos de graduação e pós-graduação suspensos por tempo indeterminado, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19) (link para uma nova página). Apesar da suspensão, auxílios estudantis, que buscam viabilizar a permanência dos discentes de graduação na universidade, permanecem sendo pagos regularmente.

Há também um novo auxílio que poderá ser solicitado pelo estudante nesse período de suspensão acadêmica em decorrência do coronavírus. De 28 de março a 3 de abril, estão abertas as inscrições do Auxílio Emergencial para despesas com alimentação pela Plataforma Forms (link para uma nova página).

Esse auxílio estará disponível para subsidiar os gastos com alimentação dos estudantes de graduação da UFCA que possuem residência em município diferente do campus onde está matriculado, mas que tenham permanecido no município de seu campus, durante o período de suspensão das atividades acadêmicas.

Saiba como ficou a situação de cada um dos auxílios abaixo:

Auxílio Alimentação

O Auxílio Alimentação tem como objetivo atender aos discentes dos campi onde ainda não exista refeitório universitário e que apresentam situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pagamento deste auxílio permanece de forma regular.

Auxílio Creche

O Auxílio Creche tem por objetivo disponibilizar ajuda financeira aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, buscando contribuir com um desempenho acadêmico satisfatório e reduzir a evasão acadêmica decorrente da maternidade ou paternidade. O pagamento deste auxílio permanece de forma regular.

Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial se destina a estudantes que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada e que não tenham sido alcançados por nenhuma das outras ações de apoio financeiro da universidade.

No momento, segue em andamento o cronograma do lote 1 do Auxílio Emergencial. O resultado final está previsto para o dia 16 de abril de 2020 (link para uma nova página).

A Prae/UFCA também está disponibilizando o Auxílio Emergencial para despesas com alimentação, durante a suspensão das atividades acadêmicas. O objetivo é subsidiar os gastos com alimentação dos estudantes de graduação da UFCA que possuem residência em município diferente do campus onde está matriculado, mas que tenham permanecido no município de seu campus nesse período de suspensão.

No período de 28 de março a 3 de abril, as inscrições para este auxílio estão abertas pela Plataforma Forms (link para uma nova página).

Auxílio Financeiro a Eventos

O Auxílio Financeiro a Eventos é concedido preferencialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitem de apoio financeiro para participar de eventos extracurriculares de caráter acadêmico, esportivo, cultural ou sociopolítico.

No momento, este auxílio está disponível para pagamento de taxa de inscrição de evento online. Para as despesas de praxe, continua suspenso, já que a portaria de resolução de suspensão das atividades acadêmicas prevê, no artigo 10, o cancelamento, por tempo indeterminado, de viagens no país e para o exterior de servidores e discentes, que tenham relação com as atividades desenvolvidas na UFCA (link para uma nova página).

Auxílio Inclusão Digital

O Auxílio Inclusão Digital tem por objetivo contribuir para a permanência dos discentes de graduação, disponibilizando auxílio financeiro para que possam ter acesso a equipamento que promova a inclusão digital. Os deferidos no Auxílio Inclusão já receberam o benefício, pois trata-se de um auxílio de parcela única.

Auxílio Moradia

O Auxílio Moradia tem por objetivo viabilizar a permanência de estudantes matriculados nos cursos de graduação, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes auxílio financeiro para complementação de despesas com moradia. O pagamento deste auxílio permanece de forma regular.

Auxílio Óculos

O Auxílio Óculos tem por objetivo contribuir com o desempenho acadêmico dos estudantes da UFCA, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes subsídios na complementação das despesas para aquisição de óculos com lentes corretivas.

No momento, segue em andamento o cronograma do lote 1 do Auxílio Óculos . O resultado final está previsto para o dia 16 de abril de 2020 (link para uma nova página). O auxílio é pago em parcela única.

Auxílio Transporte

O Auxílio Transporte tem como objetivo subsidiar a locomoção diária dos discentes, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, com transportes no trajeto entre a residência e a universidade, durante os dias letivos está suspenso.

Contato

O estudante que ainda tenha alguma dúvida sobre o funcionamento dos auxílios pode procurar a Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), responsável pela administração dos benefícios, nos e-mails prae@ufca.edu.br ou caie.prae@ufca.edu.br.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA)
Campus Juazeiro do Norte
prae@ufca.edu.br | caie.prae@ufca.edu.br