Estudante de graduação: Saiba como está a situação atual dos auxílios disponibilizados pela UFCA

Publicado em 02/06/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h11

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA. Imagem feita em 2019, antes da pandemia da covid-19

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), para contribuir com a permanência do estudante na instituição, oferece uma série de auxílios que podem ser solicitados pelos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação. Mesmo com a suspensão do calendário dos cursos de graduação e pós-graduação por tempo indeterminado, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19), os auxílios permanecem sendo disponibilizados, mas com algumas mudanças. 

O pagamento do Auxílio Transporte está suspenso, mas o Auxílio Financeiro a Eventos está sendo disponibilizado para pagamento de inscrição de evento online.

Nesse período de suspensão das atividades acadêmicas em decorrência do coronavírus, também foi lançado o Auxílio Emergencial-Covid19 para despesas com alimentação, dos estudantes de graduação da UFCA que possuem residência em município diferente do campus onde está matriculado, mas que tenham permanecido no município do referido campus, durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais.

Estudantes que possuem núcleo familiar residindo fora do perímetro Crajubar, mas que estudam no campus Crato, Juazeiro do Norte ou Barbalha e permaneceram nessas cidades durante o período de suspensão das atividades acadêmicas, também puderam solicitar o Auxílio Emergencial para despesas com alimentação. De acordo com dados da Prae, 15 estudantes foram beneficiados com o valor de R$ 230 (pagamento mensal) por até quatro meses consecutivos ou até a finalização do período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais. 

Situação atual

De acordo com a coordenadora de Atenção e Integração Estudantil da Prae, Aneliza Sampaio Pacífico de Sousa, no momento a UFCA tem dois processos seletivos abertos para solicitação de auxílios: o Auxílio Emergencial e o Auxílio Óculos (link para uma nova página), até o dia 7 de junho. 

O programa Auxílio Óculos tem como objetivo contribuir com o desempenho acadêmico dos estudantes, fornecendo uma ajuda na complementação das despesas para aquisição de óculos com lentes corretivas, respeitando-se a periodicidade mínima de 12 (doze) meses para cada nova solicitação. O valor máximo do benefício é de R$ 450. 

O segundo lote do Auxílio Emergencial é voltado para estudantes que necessitam pagar despesas comprovadas com saúde ou com aluguel de imóvel residencial. No caso de despesa com moradia, o estudante precisa comprovar que o endereço residencial de pagamento do aluguel é diferente da residência do seu núcleo familiar. O valor máximo da parcela é 350,00 (trezentos e cinquenta reais), podendo ser concedido por um período de até quatro meses consecutivos dentro do ano vigente. 

Os discentes que concorreram aos processos seletivos dos programas Auxílio Moradia, Auxílio Emergencial-Covid19, Auxílio Alimentação e Auxílio Creche estão recebendo ou já receberam as parcelas dos auxílios referente ao ano 2020.

Ainda conforme Aneliza Sampaio, não há vedação para o estudante solicitar e ser contemplado com mais de um auxílio. No entanto, o discente, quando contemplado com o Auxílio Emergencial, não poderá acumulá-lo com qualquer bolsa ou auxílio financeiro concedido pela UFCA, exceto auxílios de parcela única. “O aluno contemplado com auxílio emergencial pode ser contemplado com auxílio óculos”, exemplifica a coordenadora.

Auxílios

Atualmente, a Prae/UFCA conta com os seguintes benefícios: Auxílio Alimentação, Auxílio Creche, Auxílio Emergencial, Auxílio Financeiro a Eventos, Auxílio Inclusão Digital, Auxílio Moradia, Auxílio Óculos, Auxílio Transporte. Para saber mais informações sobre cada um deles, acesse a página Auxílios, no Portal da UFCA (link para uma nova página).

Serviço

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae)
caie.prae@ufca.edu.br