Estudante da UFCA é selecionada para Mostra de Fotojornalismo Universitário. Exposição virtual começa hoje, primeiro de dezembro, no site da ECA/USP

Publicado em 01/12/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h33

Foto: Andressa Yare

Uma fotografia de uma estudante do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi selecionada para a Segunda Mostra de Fotojornalismo Universitário. A Mostra é  uma realização do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em parceria com Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Labfoto-Facom/UFBA). A iniciativa surgiu como um meio de dar visibilidade à produção fotojornalística dos cursos de Jornalismo de instituições universitárias nacionais.

A foto, da estudante Andressa Yare, foi produzida no Centro de Juazeiro do Norte, em frente ao Museu Padre Cícero, no período de Romaria. O foco da imagem está nas mãos e adereços de Dona Josefa, vendedora de artigos religiosos que, há muitos anos, veio da Paraíba para viver em Juazeiro do Norte e participar do ciclo de romarias.

Para Andressa, no trajeto do Fotojornalismo, é importante pensar em narrativas humanizadas: “Corpos à margem, ditos marginais, precisam estar no centro, porque existe vida, memória, encantamento e magia ali. Esse trabalho é sobre cuidado e sensibilidade – e é gratificante que a fotografia tenha sido escolhida para a Mostra de Fotojornalismo Universitário”, afirmou.

Exposição Remota

A Mostra, que em sua primeira edição foi realizada de forma presencial, com exposições no Campus da ECA/USP, teve que se adequar à pandemia. Assim, a exposição será realizada de forma remota, de primeiro de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021, pelo site do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP (link para próxima página).

De acordo com a professora do Curso de Jornalismo da UFCA, Elane Abreu, uma comissão interna do evento seleciona uma fotografia de cada instituição universitária, de temática livre, enviadas até ela por professores de Jornalismo, por e-mail: “Os professores de Jornalismo agem, assim, como curadores da exposição”, comenta Elane. De acordo com a docente, cada professor pode enviar até três fotos: “Escolhi três [fotos] que expressassem diversos aspectos do Cariri, como uma forma de mostrar o que os alunos veem da região. O colorido dessa foto [de Andressa] convocou meu olhar para as fotografias da disciplina [de Fotojornalismo]”, disse a professora.

Edição anterior

Esta não é primeira participação da UFCA na Mostra de Fotojornalismo Universitário. No ano passado (link para uma nova página), a UFCA foi representada pelas fotografias produzidas pelos estudantes de Jornalismo Alex Sandro dos Santos Vieira e Judivania Barbosa. Ambas retratavam situações e dificuldades urbanas em Juazeiro do Norte.

Segunda Mostra de Fotojornalismo Universitário
Quando: primeiro de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021