Fotografias de estudantes da UFCA são selecionadas para mostra nacional em São Paulo

Publicado em 17/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h34

Imagem produzida pela estudante Judivania Barbosa no lixão de Juazeiro do Norte

Fotografias produzidas por estudantes do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), estarão expostas, a partir desta quinta-feira, 17 de outubro, até 18 de dezembro, na Primeira Mostra de Fotojornalismo Universitário, realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Os discentes selecionados, Judivania Barbosa e Alex Sandro dos Santos Vieira, nas imagens, retrataram situações e problemas urbanos de Juazeiro do Norte.

A foto produzida por Alex mostra a rotina de uma moradora do condomínio onde o estudante mora, do programa Minha Casa, Minha Vida. “O ensaio partiu da ideia de mostrar um pouco de como era morar naquele ambiente que é tido com um certo olhar preconceituoso, por se tratar de um projeto de moradia popular criado pelo Governo Federal”, explicou. A foto faz parte do ensaio que ele produziu para a disciplina de Laboratório de Projetos Fotográficos sobre a temática.

Imagem produzida pelo estudante Alex Sandro dos Santos Vieira, em apartamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Juazeiro do Norte

Já a imagem de Judivania Barbosa foi feita em 2018, no lixão de Juazeiro do Norte, como exercício de fotorreportagem para a disciplina de Fotojornalismo. A intenção dela foi mostrar, por meio do olhar fotográfico, de forma profunda e íntima, diferentes realidades existentes no meio social que estão presentes no cotidiano, mas, muitas vezes, estão esquecidas e imperceptíveis.

A estudante do sexto semestre ficou surpresa ao saber da seleção da imagem. “É a primeira vez que participo de algo assim, nunca tinha participado antes”, ressaltou. Para ela, a participação na mostra contribuirá de forma muito positiva para o processo de aprendizagem no curso. “Além do incentivo que causa de ver um trabalho sendo exposto em uma mostra nacional, me traz o desejo de cada vez mais me dedicar”, disse.

Estudante do oitavo semestre, Alex também terá o trabalho exposto pela primeira vez em um evento nacional. “Estou bastante empolgado com a possibilidade de que outras pessoas vejam o meu trabalho, que até certo momento eu achei que ficaria só entre as paredes da universidade, como atividade do curso”, ressaltou. Na opinião do fotógrafo, a participação nesses eventos é importante para a formação dos estudantes por permitir o contato não só com o ensino acadêmico, mas com o fazer jornalístico.

Curadoria

Além da fotografia dos estudantes, a Primeira Mostra de Fotojornalismo Universitário, que tem abrangência nacional, conta com a participação dos docentes da UFCA Elane Abreu e Marcelo Eduardo Leite na curadoria das imagens. De acordo com Elane Abreu, eles tiveram de selecionar seis imagens, produzidas por estudantes da UFCA, para enviar à organização da Mostra. Desse total, foram escolhidas as duas.

Para a professora, o evento é uma oportunidade de mostrar a atuação da UFCA no fotojornalismo. “É uma forma de promover a visibilidade desses trabalhos pra outras pessoas que não têm acesso a essas produções. Vai acontecer na USP. [As pessoas de lá] poderão ter contato, nem que seja breve, com o que está sendo realizado aqui no Ceará em fotojornalismo”, destacou. De representantes do Nordeste, a mostra conta com UFCA, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Mostra

Participam da mostra imagens de estudantes de 10 diferentes instituições do Sudeste, do Sul e do Nordeste. A iniciativa e organização do evento são do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, com o objetivo de dar visibilidade à produção fotojornalística dos cursos de jornalismo de instituições universitárias brasileiras.

Primeira Mostra de Fotojornalismo Universitário
Data: 17 de outubro a 18 de dezembro de 2019
Local: ECA/USP – prédio 2 (Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária – Butantã, São Paulo – SP)

Curso de Jornalismo