Enquanto durar Decreto Estadual, atividades acadêmicas presenciais estão suspensas. Concludentes seguem com atividades práticas

Publicado em 02/03/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h49

Campus Juazeiro do Norte da UFCA em dezembro de 2020. Foto: Danielle Feitosa - Dcom/UFCA

A presidência em exercício do Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA), utilizando-se da prerrogativa de aprovar matérias em caráter de urgência, sob aprovação posterior do Conselho (ad referendum), publicou nesta segunda-feira, a Resolução Nº 04, de 1º de março de 2021 (link para uma nova página).

O documento autoriza a suspensão das atividades acadêmicas (Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura) da Universidade Federal do Cariri que estejam ocorrendo em formato presencial, enquanto durar os efeitos do Decreto Nº 33.955, de 26 de fevereiro de 2021, do governo do Ceará (link para uma nova página).

A medida tem a intenção de contribuir com o combate ao coronavírus. Em face do aumento expressivo no número de casos de Covid-19 no Ceará, da taxa de ocupação de leitos para acometidos dessa enfermidade na Região do Cariri e também da publicação de informações adicionais fornecidas pelo Governo do Estado no que se refere a atividades presenciais em escolas e universidades no Ceará, o Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 na Universidade (Cieco-19/UFCA) já havia recomendado no mês passado a suspensão das atividades presenciais.

No dia 20 de fevereiro de 2021, foi então publicada a Resolução Nº 03 do Consuni/UFCA (link para uma nova página). O texto autorizou a excepcional suspensão das atividades acadêmicas presenciais na UFCA, enquanto durasse o Decreto nº 33.936, de 17 de fevereiro de 2021, do Governo do Ceará (link para uma nova página). Com um novo Decreto Estadual, ainda mais restritivo, a suspensão permaneceu.

Atividades para concludentes

As atividades presenciais permanecem apenas para estudantes concludentes que estão no internato, em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), laboratório, estágio curricular obrigatório e aulas práticas ou atividades práticas.

Seleções, concursos e atividades administrativas

Segundo a resolução, também estão suspensas todas as bancas, seleções e concursos públicos previstos para ocorrerem na UFCA a partir do dia 1º de março de 2021, enquanto viger o citado decreto estadual ou até a publicação de nova orientação.

Em relação ao trabalho administrativo, permanecem em formato presencial apenas as atividades e os serviços essenciais, se inviáveis ou incompatíveis com o desenvolvimento em formato remoto.

Secretaria dos Órgãos deliberativos Superiores (Seods/UFCA)
conselhos@ufca.edu.br