Em reunião com deputados da bancada cearense, em Brasília, reitor da UFCA discute viabilidade de projetos para Instituição

Publicado em 22/11/2023. Atualizado em 22/11/2023 às 14h03

O reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Silvério Freitas, esteve reunido nesta terça-feira, 21 de novembro de 2023, no Congresso Nacional, em Brasília, com deputados da bancada cearense para apresentar e discutir necessidades orçamentárias relacionadas às atividades finalísticas dos campi da UFCA.

Durante o encontro, Silvério propôs a disponibilização de emendas parlamentares para, segundo ele, contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Estado e da região do Cariri cearense por meio das atividades desempenhadas na Universidade.

A proposta enviada para a bancada cearense considera a construção de espaços e a aquisição de equipamentos, como a construção de um hospital veterinário universitário e a ampliação do refeitório universitário do campus Juazeiro do Norte.

Assim como ocorrido no encontro do reitor da UFCA com o Ministro da Educação, Camilo Santana, as demandas, sugeridas por meio de ofício, indicam também os valores necessários para realização dessas propostas.

Hospital Veterinário Universitário

Para construção de um hospital veterinário universitário no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade, no campus Crato, onde funciona o curso de Medicina Veterinária ofertado pela UFCA, seriam necessários investimentos em torno de R$ 13 milhões.

O HVU da UFCA será o primeiro hospital veterinário público do interior do Ceará e funcionará para o aprimoramento prático dos estudantes de graduação em Medicina Veterinária, para o atendimento clínico-cirúrgico e diagnóstico dos rebanhos de bovinos, caprinos, ovinos, equinos e suínos dos produtores rurais da região, como também dos animais de companhia.

Equipamentos para Clínica Escola

No caso da Clínica Escola, recém-construída no campus Barbalha da UFCA e ainda não inaugurada, a proposta sugere o investimento de cerca de R$ 2,5 milhões para a compra de equipamentos.

A clínica atenderá os estudantes de Medicina da UFCA, no que se refere ao campo prático do curso, e a população local – oferecendo para esse público diversas especialidades médicas, o que destacará o trabalho de cunho social desenvolvido pela Universidade.

Ampliação do RU

Atualmente, devido ao constante crescimento do número de ingressantes na UFCA, o espaço dedicado ao Refeitório Universitário (RU) não é mais suficiente, sendo necessário o uso improvisado do corredor central do campus Juazeiro do Norte.

Nesse sentido, a proposta enviada aos deputados cearenses considera a ampliação do espaço físico do RU da UFCA. Segundo a proposta, os investimentos para essa reforma giram em torno de R$ 3,5 milhões.

Orçamento de Custeio

O orçamento de custeio está ligado às despesas correntes, ou seja, corresponde a recursos aplicados na contratação de prestação de serviços, na aquisição de materiais de consumo, em diárias e passagens, em bolsas e em benefícios para estudantes.

Após a sequência de cortes e reduções no orçamento de custeio da Universidade nos últimos anos, o reitor da UFCA expôs também a necessidade de um investimento de R$ 6,5 milhões para manter os espaços físicas em boas condições de uso e a manutenção dos prédios da Instituição em dia.

Esse investimento, caso seja repassado para a UFCA, também será usado para ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – com benefícios para toda a comunidade acadêmica e para região do Cariri.

Gabinete da Reitoria
gabinete@ufca.edu.br