Em novo episódio, série “UFCA do Futuro” destaca ações da Prograd e da PRPI. Conteúdos apresentam objetivos da gestão para os próximos anos

Publicado em 08/08/2023. Atualizado em 08/08/2023 às 17h24

Nesta terça-feira, 8 de agosto de 2023, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) dá continuidade, em suas redes sociais, à série “UFCA do Futuro”, desta vez, destacando ações das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd/UFCA) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA). O primeiro episódio da série, intitulado “A Nova Reitoria”, foi publicado no dia 17 de julho de 2023, com discurso do reitor da UFCA, professor Silvério de Paiva.

Com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2025), os conteúdos da série “UFCA do Futuro” foram pensados para a gestão do quadriênio 2023-2027 apresentar, à comunidade acadêmica da UFCA, as principais funções de cada Pró-Reitoria que compõe a UFCA, bem como os objetivos traçados por cada uma delas para os próximos quatro anos.

O PDI é o principal instrumento norteador das ações institucionais na UFCA e foi criado para guiar estratégias de evolução e expansão da Universidade como um todo e de cada setor que faz parte dela. A cada cinco anos, é feita uma revisão das metas deste documento. A principal intenção da série “UFCA do Futuro” é dar ênfase a essas estratégias e ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica.

Ensino e Pesquisa

Tendo em vista que Ensino e Pesquisa são dois dos principais pilares da UFCA e tratam da finalidade central de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES), o segundo vídeo da série tematiza os objetivos futuros da Prograd/UFCA e da PRPI/UFCA na graduação e na pós-graduação. O vídeo é protagonizado pelos titulares da Prograd/UFCA e da PRPI/UFCA, a professora Polliana de Luna Nunes Barreto e o professor Claudener Souza Teixeira, respectivamente.

Sendo a Prograd/UFCA um dos principais órgãos da UFCA, a professora Polliana destaca em sua fala que guiar os cursos de graduação na busca por excelência na formação dos estudantes é uma das maiores responsabilidades dessa pró-reitoria.

Polliana afirma ainda que, para os próximos anos de gestão, espera-se que a Prograd, juntamente aos outros setores da UFCA, possa compartilhar com a sociedade resultados de uma educação emancipadora.

Claudener Teixeira explica que a missão da PRPI/UFCA é, dentre outras, a de impulsionar o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico da UFCA. No âmbito da Pesquisa, o pró-reitor ressalta que a Universidade está aberta para parcerias com outras instituições nacionais e internacionais, fortalecendo assim a relevância dos estudos produzidos na Instituição.

O vídeo foi traduzido para Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos tradutores-intérpretes de Libras-Português Isabela Rodrigues e Otniel Rodrigues.

Cronograma de publicações

Os próximos vídeos da série serão publicados sempre às terças e quintas-feiras, ao meio-dia, no perfil oficial da UFCA no Instagram e no canal do Youtube – o UFCA TV. Cada pró-reitoria será apresentada pelo/a seu/sua respectivo/a gestor/a, sendo duas pessoas por vídeo – totalizando cinco vídeos ao fim do projeto, incluindo o da Reitoria.

Os próximos conteúdos serão disponibilizados nos dias 10, 15 e 17 de agosto deste ano, seguindo o cronograma abaixo:

Quinta-feira, 10 de agosto
Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) e Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA)

Terça-feira, 15  de agosto
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA)

Quinta-feira, 17 de agosto
Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA) e Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA)

A nova Reitoria

No dia 17 de julho deste ano, o vídeo intitulado “UFCA do Futuro: a nova Reitoria” foi publicado nas redes sociais da Universidade como o primeiro conteúdo da série. No vídeo, o reitor da UFCA, Silvério de Paiva, aproveita a oportunidade do início do semestre 2023.1 para dar as boas-vindas aos/às estudantes novatos/as e veteranos/as.

Nomeado para o cargo de reitor no dia 4 de junho deste ano, o professor também destaca, em sua fala, os principais objetivos da gestão para os próximos quatro anos.

O episódio, disponível abaixo, é traduzido para Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo tradutor-intérprete de Libras-Português, Otniel Rodrigues.

dcom@ufca.edu.br