Em evento sobre o Cariri, UFCA entrega propostas de projetos que contribuirão para o desenvolvimento da região

Publicado em 08/02/2023. Atualizado em 08/02/2023 às 09h08

Foto: Divulgação Dep. José Guimarães

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), durante o último sábado, dia 4 de fevereiro de 2023, discutiu com lideranças locais sobre o desenvolvimento da região do Cariri. Durante o evento, organizado pelo líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães, o Reitor da UFCA, professor Ricardo Ness, teve a oportunidade de entregar um documento com propostas da Universidade para o desenvolvimento da região do Cariri e falar sobre essas iniciativas. 

O documento apresenta quatro projetos de impacto significativo para a região: Museu da UFCA, Hospital Veterinário no campus Crato, Hospital Universitário no campus Barbalha e Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo (Crie). As propostas, que demandam articulação política por se tratarem de grandes projetos com alto valor de investimento, podem ser desenvolvidas pela UFCA, se a Universidade tiver condições financeiras e de pessoal para isso.

Conheça abaixo os projetos apresentados:

Museu da UFCA

A fundação de um museu da UFCA veio para contribuir com a proteção do patrimônio cultural do Ceará, a partir das coleções dos pesquisadores juazeirenses Geová Sobreira, Renato Casimiro e Daniel Walker. Durante quase cinco décadas, esses pesquisadores compilaram fotografias, jornais, cordéis, xilogravuras, esculturas e outros itens relacionados especialmente ao patrimônio cultural e às memórias do Cariri cearense.

O museu, conforme o documento apresentado, será um equipamento público vinculado à Reitoria, com equipe especializada do quadro técnico e administrativo multidisciplinar da Universidade. Terá sala administrativa e de reuniões, exposições de curta e longa duração, reserva técnica, laboratório de conservação, auditório multifuncional (para cursos, palestras, exibição de filmes, programação cultural), espaço de convivência, biblioteca e arquivos próprios, café e livraria. 

A ideia é que seja um centro de convergência social, integrado à vida cultural de todo o Cariri. Durante o evento de sábado, Ricardo Ness ressaltou que o museu, que já existe no papel e virtualmente, será também um centro de referência internacional de cordel, cultura popular e história do Padre Cícero e do Cariri, com inserção no eixo econômico do turismo, qualificando a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Atualmente, entretanto, não há estrutura física adequada para armazenamento e exposição do acervo museológico doado. Além disso, são necessários, além de concurso público para ampliação de corpo técnico especializado que tocará o museu universitário, investimentos para criação, manutenção e ampliação do equipamento cultural.

Hospital Veterinário

Atualmente, a UFCA possui o curso de Medicina Veterinária, ligado ao Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), no campus Crato. Para a formação de profissionais capacitados e atualizados, a prática é fundamental. Por isso, uma infraestrutura, como a de um hospital universitário veterinário, que permita atividades práticas de clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais domésticos, bem como de animais silvestres, é importante. 

O hospital veterinário da UFCA, proposto no documento entregue, além de servir de equipamento didático – com estágio curriculares e extracurriculares e trabalhos de conclusão de curso -, atenderá às demandas de pesquisas científicas em veterinária. Também promoverá atividades de extensão, por meio de atendimento médico veterinário e campanhas de vacinação e castração, disponíveis para a comunidade urbana e rural do Cariri.

A unidade terá ainda papel estratégico no atendimento de animais domésticos e de animais silvestres resgatados de caça ilegal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com a polícia ambiental/militar. 

O projeto do hospital veterinário já está pronto, incluindo estimativa de valores para a construção do prédio e relação de equipamentos necessários para o funcionamento. Entretanto, a viabilidade da unidade de saúde animal esbarra na limitação dos recursos disponibilizados até o momento pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, a Universidade precisa contar com a sensibilidade da representação política para o financiamento da infraestrutura e dos equipamentos necessários à implantação do hospital. 

Hospital Universitário

A UFCA, conforme o professor Ricardo Ness, soma-se a 40 universidades federais com cursos de Medicina, porém ainda não tem um hospital universitário que pode atender cerca de 1 milhão e 500 mil pessoas da região do Cariri e do entorno. O hospital seria um campo de prática para o internato e para a residência médica, com atendimento total pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, conforme ressaltou o Reitor da UFCA, tem a possibilidade de ser um local de pesquisa e base para a criação de novos cursos. 

A construção teria então impacto significativo para a Universidade e para a Região do Cariri. A população precisa de assistência terciária completa à saúde, em que se possa identificar, diagnosticar, tratar e acompanhar os pacientes em um único ambiente. Além disso, os poucos hospitais existentes, em sua maioria privados ou filantrópicos, já trabalham com um excedente sendo transferido para Fortaleza, capital do estado.

O projeto também esbarra na limitação financeira e de pessoal. Somente a construção do hospital, sem equipamentos, está orçada em R$ 219.848.920. E, mesmo depois de pronto, além dos equipamentos, existe a necessidade de contratar todo um corpo de profissionais de saúde e de setores administrativos para fazer o hospital funcionar.  

Crie

Criado em 2017, o Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo (Crie) é o resultado da parceria entre seus sócios fundadores: a UFCA, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CDL) e a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci).  O Crie funciona como um ambiente de negócios, abrigando empresas que se dedicam a investigar e a produzir novas tecnologias e novos negócios inovadores na Região Metropolitana do Cariri.

Apesar de já ter sido criado, o Centro precisa de parcerias e de verba para construção do espaço físico e para articular as iniciativas planejadas. A intenção, conforme o professor Ricardo Ness, é fomentar a cultura da inovação tecnológica e do empreendedorismo na região do Cariri, por meio de atividades que possam desenvolver essas áreas. Ou seja, a ideia é ser um centro de referência regional na geração e transferência de conhecimento, tecnologia e novos negócios inovadores.

A UFCA

Durante o evento, além de apresentar as propostas, o professor Ricardo Ness ainda ressaltou a missão da UFCA de promover conhecimento crítico e socialmente comprometido para o desenvolvimento territorial sustentável, nos cinco campi em que atua:  Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó e Brejo Santo. Nesses quase dez anos de existência, a Universidade passou a ter graduação em todas as áreas de conhecimento, Educação a Distância, programas de pós-graduação lato e stricto sensu, contribuindo para melhorias na educação superior do Cariri. 

“Agora é preciso consolidar os cursos existentes e também criar novos cursos e novos campi. A Universidade poderia avançar para o Cariri oeste, por exemplo. Esse avanço, porém, depende de mais pessoal de apoio, docentes e orçamento”, ressaltou Ricardo Ness. 

Confira o documento completo com as propostas apresentadas no evento.

Serviço

Gabinete da Reitoria
gabinete@ufca.edu.br