Egressos da UFCA vencem duas categorias em premiação do Intercom, evento nacional de Comunicação

Publicado em 11/09/2023. Atualizado em 11/09/2023 às 09h25

Foto: Divulgação/Intercom

Egressos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Wesley Guilherme e Júlia Marques venceram na última sexta-feira, 8 de setembro de 2023, os prêmios de “Melhor Livro-Reportagem” e “Melhor Design de Imprensa”, respectivamente, na etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Esse prêmio faz parte da programação do Congresso anual promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Essa não é a primeira vez que os jornalistas formados pela UFCA são premiados na Expocom. Em junho deste ano, eles já haviam vencido nas mesmas categorias na etapa Nordeste da premiação, realizada entre os dias 20 e 22, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.

Júlia Marques, natural da cidade do Crato e formada em 2023, venceu a categoria de “Melhor Design de Imprensa” com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual idealizou, diagramou, coletou entrevistas e escreveu a Revista Açucena. O projeto, desenvolvido em dupla com Adler Freires (também formado em jornalismo pela UFCA), discute como temática central as mulheres na literatura.

No caso de Wesley, ele conquistou o prêmio na etapa nacional da Expocom com o livro “Quantas histórias cabem dentro da ‘Tarrafa?”. A obra conta a história de sua cidade natal, Tarrafas, a partir de entrevistas com personalidades do município – localizado no Cariri cearense – a 120 km da maior cidade da região, Juazeiro do Norte.

Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor do curso de Jornalismo da UFCA Tiago Coutinho.

Intercom Nacional

Em 2023, o Intercom nacional ocorreu de forma híbrida (remota e presencial) e teve como tema “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”. A etapa presencial foi realizada entre os dias 5 e 8 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A etapa nacional da Expocom destacou os melhores trabalhos do país em seis categorias:

• Jornalismo;
  • Publicidade e Propaganda;