Divulgado o resultado da pesquisa com docentes e estudantes sobre ensino remoto no Período Letivo Especial

Publicado em 03/12/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h33

Foto: Beatriz Beltrão

Desde setembro deste ano, por conta da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) está oferecendo ensino de graduação de forma remota. O Período Letivo Especial (PLE), aprovado em 10 de julho de 2020 pelo Conselho Universitário (Consuni), demandou esforços e ferramentas acadêmicas diferenciadas por parte dos professores e dos estudantes. Nesta quinta-feira, 3 de dezembro, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional (Cimai), da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), divulgaram o ponto de vista dos docentes e dos discentes sobre este momento.

Os resultados preliminares da avaliação institucional do Período Letivo Especial podem ser acessados no Painel de Informações (Link para uma nova página). Além disso, a equipe que atuou na pesquisa também apresentará os dados na reunião do Consuni desta quinta-feira, às 14h, e na Assembleia Geral, marcada para 14h desta sexta-feira, dia 4 de dezembro.

A pesquisa ficou disponível entre os dias 18 e 29 de novembro. No total, 80% dos docentes responderam ao questionário. Em relação aos discentes, a participação foi de 55%. De acordo com o coordenador da Cimai, professor Rafael Perazzo, esses dados quantitativos servirão como base para o posterior relatório de avaliação institucional (qualitativo). Conforme Perazzo, a divulgação desses resultados preliminares, antes mesmo do relatório qualitativo, tem como objetivo subsidiar a definição do calendário acadêmico para o ano que vem.

Questionário

As perguntas, organizadas e definidas pela CPA, giraram em torno das questões acadêmicas do período especial. No caso dos estudantes, os questionamentos estavam divididos em três partes: Tópicos Gerais (sobre organização da rotina de estudo, auxílios, acesso a informações); Avaliação Docente (como os professores usaram a plataforma virtual, cumprimento do plano de ensino); e Infraestrutura e Coordenação (plataformas on-line, material bibliográfico). Os questionamentos para os professores também se dividiram em três grandes temas: Tópicos Gerais (rotina de ensino, orientação para ministração das aulas, apoio pedagógico); Autoavaliação e Avaliação do alunado (cumprimento dos planos de ensino, atendimento aos estudantes) e Infraestrutura (ambiente virtual, recursos tecnológicos, material bibliográfico).

Resultados

Entre os estudantes participantes, 61,3% conseguiram organizar parcialmente a rotina de estudos durante o período especial. 15,4% conseguiram totalmente e 23,37% não conseguiram. Pouco mais da metade dos estudantes, 57,23% tiveram necessidade de receber auxílio da UFCA. Somente 23,31% dos alunos tiveram necessidade de excluir alguma disciplina durante o período letivo especial. Sobre a opinião dos discentes em relação aos professores, 65,76% consideram que a plataforma virtual foi utilizada de acordo com o estabelecido no plano de ensino. Pouco mais da metade (51,37%) acha que os docentes têm cumprido totalmente os planos de ensino, 45,31% diz que os professores têm cumprido parcialmente e somente 3,32% acha que não.

Sobre o ambiente físico para assistir aulas, 49,93% acredita que é um espaço parcialmente adequado; 26,50% considera totalmente adequado e 23,57% diz que não é adequado. Em relação ao Google Sala de Aula, disponibilizado pela UFCA, 60,87% considera totalmente adequado; 34,70% parcialmente e apenas 4,43% não adequado. O Google Meet também é considerado adequado para mais de 60% dos discentes (64,71%). Um percentual de 32,81% acha parcialmente adequado e somente 2,47% diz que não é adequado. Sobre a coordenação do curso, 57,49% consideram que tem sido totalmente acessível aos estudantes, 36,26% diz que é parcialmente acessível e 6,25% acha que não é acessível.

Dos professores, 50,8% têm conseguido organizar totalmente a rotina de ensino; 46,7% têm conseguido organizar parcialmente e somente 2,56% não têm conseguido. Em relação ao apoio pedagógico, 69,2% sentiram falta desse suporte. Apenas 30,8% consideraram que esse apoio foi adequado. 73,8% dos professores acreditam que usaram a plataforma virtual totalmente de acordo com o que foi estabelecido no plano de ensino. 25,13% consideram que usaram parcialmente e somente 1,03% dizem que não. A grande maioria dos professores (77,9%) apresentou total disponibilidade para atender estudantes fora do horário de aula. 20,5% considerou que esteve parcialmente disponível para isso e somente 1,54% diz que não apresentou essa disponibilidade.

Entre os docentes, 28,7% consideraram o espaço físico disponível para dar as aulas totalmente adequado. 57,4% dizem que esse espaço é parcialmente adequado e 13,85% consideraram não adequado.  Em relação ao Google Sala de Aula, disponibilizado pela UFCA, 48,7% acham totalmente adequado para a realização da disciplina; 41,5% consideram parcialmente adequado e 9,74% acharam não adequado. O Google Meet foi considerado adequado por quase 60% (59,5%) dos professores, parcialmente adequado para 39,7% e não adequado para 2,56%.

Nova pesquisa

Ao término do Período Letivo Especial, neste dezembro, outra pesquisa com duração mais longa será realizada. Dessa vez, segundo Perazzo, incluirão os técnicos-administrativos e a sociedade civil. “Vamos avaliar não apenas as questões acadêmicas, mas todo processo envolvido durante os trabalhos remotos (além das aulas)”, explicou o professor. Essa segunda pesquisa deve ser realizada até o final de janeiro. Após o período, as equipes da CPA e da Cimai consolidarão as duas pesquisas e gerarão o relatório de avaliação institucional 2020 para ser submetido ao Ministério da Educação (MEC) e publicado no portal da UFCA.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)
cpa@ufca.edu.br