Discentes da UFCA lançam livro sobre autores que marcaram os estudos em Biblioteconomia. Coletânea foi apresentada durante evento em Santa Catarina

Publicado em 11/12/2023. Atualizado em 11/12/2023 às 10h29

Capa do livro "A Biblioteconomia sob olhar biográfico: abordagens sobre autores internacionais e nacionais".

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA) lançaram, no último mês de novembro de 2023, a coletânea intitulada “A Biblioteconomia sob olhar biográfico: abordagens sobre autores internacionais e nacionais”. Ao todo, o livro conta com 16 capítulos construídos a partir de artigos escritos pelos discentes do PPGB/UFCA.

A coletânea aborda autores e autoras estrangeiros/as e brasileiros/as com relevantes contribuições para as áreas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação nos séculos 19 e 20. Como forma de resgatar a história desses campos científicos, o livro destaca ainda aspectos referentes à epistemologia, à trajetória histórica e à carreira profissional dos/as autores/as citados pelos discentes.

A coletânea é organizada pelo professor da UFCA Jonathas Luiz Carvalho Silva e pela bibliotecária Izabel Lima dos Santos. O livro foi lançado durante o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), realizado entre os dias 28 de novembro e 1° de dezembro deste ano, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Durante o lançamento do livro, Izabel Lima afirmou que trabalhos como a coletânea desenvolvida pelos estudantes do PPGB/UFCA têm um papel importante na preservação e na difusão da memória dos referidos campos de estudo. Segundo ela, por meio dos trabalhos de pesquisadores pioneiros, a obra lançada por esses discentes pode ser vista como um incentivo para que novas produções acadêmicas sejam realizadas.

Pesquisadores citados na coletânea

Os artigos presentes no livro usam a biografia dos pesquisadores citados para tentar entender a história e a epistemologia das Ciências da Informação, como no caso da Biblioteconomia. O primeiro autor destacado na coletânea é o francês Gabriel Naudé (1600-1653).

Político e bibliotecário, Gabriel trouxe inovações importantes para seu campo científico. A formação de um bibliotecário profissional; a consolidação das técnicas de descrição bibliográfica e a dotação de bibliotecas com um orçamento permanente para a aquisição de livros são algumas das discussões trazidas pelo autor. A partir dessas ideias, Naudé contribuiu para o surgimento das bibliotecas públicas no século 19.

Além de Gabriel Naudé, os leitores poderão encontrar histórias e reflexões sobre Charles Ammi Cutter, Melvil Dewey, Ranganathan, Pierce Butler, Bliss, Jesse Shera, Lancaster e Nitecki.

Entre os/as autores/as nacionais citados/as pelos discentes do PPGB/UFCA no livro, destacam-se Rubens Borba de Moraes, Lydia de Queiroz Sambaquy, Laura Garcia Moreno Russo e Edson Nery da Fonseca.

Lydia de Queiroz (1913-2016), por exemplo, foi a fundadora e presidente do antigo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). Hoje, o IBBD é conhecido como Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

O livro completo pode ser acessado e baixado gratuitamente na Plataforma de e-books da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA).

Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia
ppgb@ufca.edu.br