Curso de Formação de Professores Bilíngues para Surdos na UFCA começa na próxima segunda-feira, 25 de janeiro

Publicado em 20/01/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h41

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Começa na próxima segunda-feira, 25 de janeiro de 2021, o Curso de Formação de Professores Bilíngues para Surdos oferecido pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). No formato de Ensino a Distância (EaD), o curso é uma realização da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs) da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, do Ministério da Educação (Semesp/MEC), em parceria com a UFCA. O objetivo da iniciativa é contribuir para a formação de professores, gestores e agentes educacionais envolvidos no Ensino de estudantes surdos em suas diferentes competências, pautada em uma proposta bilíngue inovadora e contemporânea.

A abertura do curso terá início às 18h da próxima segunda-feira, realizada por meio de uma reunião no google meet e transmitida simultâneamente pelo Auditório Virtual da UFCA (link para uma nova página). Na ocasião, será proferida palestra da professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Flaviane Reis. Flaviana é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Educação pela UFU. Atualmente, é professora titular da UFU, na área de Educação Especial e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O evento terá a presença do reitor da UFCA, Ricardo Ness; da vice-reitora e pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Laura Hévila; da titular da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, Crisiane Nunes Bez Batti e também do Coordenador do Curso Formação de Professores Bilíngues para Surdos, o professor da UFCA Roger Lineira Prestes.

A primeira aula da formação será ministrada também na próxima segunda-feira, pela professora do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA), Ana Carmita Bezerra, cuja disciplina no curso será a de Ética Profissional.

Curso de Formação de Professores Bilíngues para Surdos

Pioneiro na região Nordeste com essa temática, o Curso de Formação de Professores Bilíngues para Surdos da UFCA foi articulado pela Pós-Graduação em Tradução e Interpretação de Libras na Universidade (link para uma nova página), também coordenada pelo professor Roger Prestes. Segundo destaca o professor, a formação será totalmente on-line, com atividade síncronas e assíncronas, cuja matriz curricular busca atingir objetivos específicos para a Educação de pessoas surdas. De acordo com Roger, o corpo docente é qualificado para atender a área de formação continuada, seguindo todos os requisitos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Além do corpo docente, duas tutoras do Curso de Licenciatura em Letras/Libras facilitarão a interação entre os estudantes matriculados.

Formação de Professores Bilíngues para Surdos, no formato de Ensino a Distância (EaD)
posgraduacao.iisca@ufca.edu.br