Criada por discentes de Design da UFCA, coleção vencedora do “Concurso dos Novos” terá desfile no Cariri nesta sexta-feira, 25 de agosto

Publicado em 24/08/2023. Atualizado em 24/08/2023 às 15h17

Modelos da coleção "Autofagia", vencedora do Concurso dos Novos, do Dragão Fashion Brasil 2023. Foto: Nicolas Gondim

A coleção de moda “Autofagia”, criada por estudantes de Design da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e vencedora do “Concurso dos Novos” 2023, realizado pelo Dragão Fashion Brasil (DFB), será desfilada nesta sexta-feira, 25 de agosto de 2023, em Juazeiro do Norte, compondo a programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas. Organizada pela Fecomércio desde 1999, a Mostra Sesc realiza diversas ações culturais em mais de 30 municípios do Ceará.  

O desfile da coleção “Autofagia” vai ocorrer nesta sexta-feira, a partir das 19h, na praça José Ilânio Couto Gondim, antiga praça da La Favorita (Avenida Leão Sampaio, 1046). Esta será a primeira vez que a coleção “Autofagia” será apresentada na íntegra após a final do “Concurso dos Novos”, que ocorreu em junho deste ano. O desfile é gratuito e aberto para todos os públicos.

A coleção cápsula, criada pelos discentes Pedru Lima, Letícia Zayanne, Thiago Ribeiro, Nayane Araújo, Isadora Silva e Shayna Moura tem 8 looks completos (com acessórios e calçados) e foi desenvolvida a partir da frase “os desafios de um mundo em que a sustentabilidade não poderá mais ser vista dissociada da criação, produção e consumo de moda” – referente ao Edital do concurso do DFB.   

Shayna Moura, uma das discentes que criou a coleção, explicou que durante a confecção das peças foram usados tecidos 100% algodão e upcycling (ou reutilização, em tradução livre), com jeans de reaproveitamento, bem como outros materiais não convencionais – como garrafas PET e sacolas plásticas. 

Durante a criação das peças, a equipe foi orientada pela professora Cristina Rejane – docente do curso de Design da UFCA e pesquisadora na área de processos criativos em moda, experimentações têxteis e estamparia.

Serviço

Curso de Design – Ênfase em Moda
design.iisca@ufca.edu.br