Equipe da UFCA vence Concurso dos Novos, do Dragão Fashion Brasil

Publicado em 04/06/2023. Atualizado em 04/06/2023 às 11h59

Equipe de designers da UFCA, vencedora do "Concurso dos Novos" 2023, realizado pelo evento Dragão Fashion Brasil. Foto: Divulgação Design UFCA

A equipe de designers de Moda da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi a grande vencedora do “Concurso dos Novos” 2023, realizado pelo evento Dragão Fashion Brasil. Pela premiação, promovida desde 2010 pelo DFB Festival, estudantes de Instituições de Ensino Superior, de todo o Brasil, foram convidados a criar uma “coleção cápsula”, com oito looks completos (incluindo acessórios e calçados), inspirada na frase “os desafios de um mundo em que a sustentabilidade não poderá mais ser vista dissociada da criação, produção e consumo de moda”.

A equipe vencedora do Concurso dos Novos 2023 recebeu, como prêmio, R$ 10 mil, após anúncio da vitória, realizado neste sábado, 3 de junho de 2023, em Fortaleza. Composta pelos discentes Pedru Lima, Letícia Zayanne, Thiago Ribeiro, Nayane Araújo, Isadora Silva e Shayna Moura (todos do Curso de Design com ênfase em Moda da UFCA), a equipe foi orientada pela professora Cristina Rejane, com apoio da professora substituta Marina Rios. Os discentes foram selecionados por meio de edital interno promovido pelo curso.

O segundo lugar ficou para a equipe da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o terceiro, para os designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ao todo, oito instituições puderam apresentar trabalhos na passarela do Dragão Fashion Brasil 2023: além da UFCA, da UFC e do IFRN, classificaram-se para a final a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Centro Universitário Ateneu (Uniateneu), a Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade da Amazônia (Unama).

Equipe da UFCA (à esq.) é anunciada como vencedora do Concurso dos Novos 2023. Foto: DFB Festival – Reprodução Instagram

De acordo com a estudante Shayna Moura, os discentes decidiram contar uma história por meio de suas peças. Na narrativa, é apresentada a degradação da natureza resultante de ações da Humanidade, que passa por um ciclo de reestruturação no qual só “as águas encantadas do Cariri” poderiam dar vida a novos seres híbridos e, por fim, a um novo mundo: “A coleção utiliza em sua maioria tecidos 100% algodão e upcycling [reutilização, em tradução livre] com jeans de reaproveitamento, garrafas PET, além de artesanias, como crochê com fios de algodão e materiais não convencionais (sacolas plásticas), macramé e bordado livre”, disse.

Outras participações da UFCA no Dragão Fashion

Esta não é a primeira vez que a UFCA participa do Dragão Fashion Brasil. Em 2020, a Universidade participou também do Concurso dos Novos, com a coleção DES-CONECTADOS, desenvolvida pelos alunos de Design, Marcos Antônio Araújo Silva (idealizador da coleção), Amadeu Marinho (projeto gráfico), Thiago Ribeiro (desenho técnico), José Francineudo (desenvolvimento de calçado), Daniel Estevy’s (modelagem), sob a coordenação da professora Márcia Qualio e da técnica de calçados Ângela Freitas.

A coleção foi elaborada a partir do tema apresentado pelo concurso: “Agora: Sustentabilidade + Tecnologia na construção de novos tempos para o consumo de moda e estilo”. A ideia era promover uma ação relacionada ao desenvolvimento sustentável, criando produtos de moda a partir de matéria prima não biodegradável descartadas, retornando esse material ao ciclo produtivo.

Curso de Design – Ênfase em Moda
design.iisca@ufca.edu.br