Construção de novos espaços e ações de capacitação. Conheça intervenções feitas na UFCA, após diagnóstico das avaliações institucionais

Publicado em 12/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h08

Área de convivência no campus Juazeiro do Norte. Foto: Danielle Feitosa/Dcom

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a sociedade civil, semestralmente (estudantes e docentes) ou anualmente (técnico-administrativos, terceirizados e sociedade civil), são convidadas a responder questionários sobre a instituição. O resultado desses ciclos avaliativos, internos (autoavaliação) e externos (avaliação), abrangendo diversas dimensões da universidade, subsidiam a gestão administrativa e acadêmica da UFCA com informações para melhorar práticas, alinhar ações e ajustar decisões. 

Nesses poucos anos de instituição, de 2013 até o momento, várias ações já foram fruto do diagnóstico das avaliações, principalmente aquelas relacionadas à infraestrutura do campus Juazeiro do Norte. Entre essas ações, é possível citar a construção de espaços de convivência e dos estacionamentos, que veio após a pesquisa identificar a necessidade de disponibilização de locais com esse objetivo e de urbanização do campus, respectivamente. 

A implantação do Refeitório Universitário (RU) e de melhorias na cantina também tem relação com queixas de discentes e docentes nos ciclos avaliativos, assim como o aumento do espaço da biblioteca e a aquisição de novas obras. Outro aspecto observado nas avaliações foi a infraestrutura deficiente dos laboratórios dos cursos novos. Isso rendeu a criação e a implantação de novos laboratórios e a contratação de servidores técnicos para esses espaços.

Outras ações

As pesquisas sobre a UFCA avaliam os seguintes aspectos, além da infraestrutura física: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão; Responsabilidade Social; Comunicação com a Sociedade; Políticas de Pessoal; Organização e Gestão da Instituição; Políticas de Atendimento ao Estudante; e Sustentabilidade Financeira.

Em uma das avaliações, por exemplo, foi identificado que, para 40% dos técnico-administrativos, a política de pessoal e de carreira era considerada ruim, regular ou péssima. Por causa disso, começaram a ser pensadas ações de capacitação de servidores docentes e técnicos. Na política de atendimento ao estudante, as pesquisas registraram dificuldade no acesso a informações sobre evasão escolar. Por isso, estão sendo produzidos relatórios dos cursos, com o levantamento dos estudantes que não concluíram a graduação do tempo regular, com a intenção de identificar os motivos.

Importância da participação

Na UFCA, as pesquisas internas e externas são acompanhadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão colegiado responsável pelos ciclos avaliativos na instituição, instituído em 2014. De acordo com o professor Rafael Perazzo, atual presidente da comissão, a CPA é um excelente mecanismo de apoio para a gestão da UFCA por orientar os novos investimentos e a implementação de políticas educacionais. “Por meio dos resultados consolidados, após o período de avaliações, é possível identificar os pontos de fragilidade e propor planos de melhoria e de correções que contribuam para a evolução institucional”, afirmou. 

Para que as melhorias sejam efetivas e, de fato, representem as necessidades da comunidade acadêmica, é preciso uma ampla participação dos respondentes, conforme ressaltou Perazzo. “Estatisticamente, quanto maior o tamanho da amostra, maior o grau de confiança dos resultados e menor a margem de erro, o que significa que os resultados refletem com mais precisão a opinião da comunidade acadêmica”, explicou. Por isso, para contribuir com o processo, é necessário que a comunidade acadêmica responda aos questionários sempre que demandada. 

As informações obtidas a partir das avaliações elaboradas pela CPA compõem o Relatório Anual de Avaliação Institucional. É neste documento que a UFCA identifica e reconhece internamente as boas práticas, assim como os pontos da instituição que devem ser melhorados. É possível acompanhar os relatórios anuais com o resultado das avaliações no Portal da UFCA (Link para uma nova página).

Saiba mais sobre a CPA (Link para uma nova página)

Serviço

Comissão Própria de Avaliação
cpa@ufca.edu.br