Avaliar para evoluir: conheça a Comissão Própria de Avaliação da UFCA e o seu papel para a evolução da Universidade

Publicado em 06/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h09

Foto: Fernanda Simplício - Dcom/UFCA

Para se ter uma universidade de qualidade, com eficiência de gestão e com o melhor proveito das potencialidades de uma instituição de Educação, as Instituições de Ensino Superior (IES) passam, periodicamente, por ciclos avaliativos, internos e externos, abrangendo diversas dimensões. Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), para a realização de pesquisas internas e para fazer o acompanhamento das pesquisas externas, foi instituída, em 2014, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão colegiado responsável pelos ciclos avaliativos na UFCA.

A autoavaliação é uma exigência legal, que obedece ao que dispõe a Lei N°10.861, de 14 de abril de 2004 (link para uma nova página). Essa lei institui o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que fornece diretrizes para a implementação de diferentes avaliações nas IES, tais como: avaliação institucional interna (autoavaliação) e externa; a avaliação de cursos de graduação e avaliação do desempenho dos discentes, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A autoavaliação, ou avaliação interna, é de responsabilidade de cada IES e as demais avaliações são de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Autoavaliação na UFCA

Com autonomia em relação aos demais conselhos e órgão colegiados da Universidade, a CPA elabora o processo avaliativo interno, alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI). De acordo com o Regimento Interno da Comissão (link para uma nova página), as avaliações realizadas têm como finalidade a melhoria da qualidade educacional; a construção e consolidação de um sentido comum de universidade; a busca por um processo avaliativo reflexivo, sistemático e contínuo; a promoção de revisão e aperfeiçoamento de práticas; e a análise e melhoria contínua das ações educativas e avaliativas, de forma crítica e abrangente.

As pesquisas realizadas pela CPA são direcionadas para todos os públicos da comunidade acadêmica e também para a comunidade externa. Segundo o professor da UFCA Rafael Perazzo, atual presidente da Comissão, são realizadas avaliações dos diversos aspectos do ensino/aprendizagem e infraestrutura, junto a docentes e discentes, ao final de cada período letivo, mas outros públicos também participam das avaliações: “Anualmente, os [servidores] técnico-administrativos [da UFCA] participam da avaliação sobre infraestrutura, PDI, políticas de gestão de pessoas, entre outros aspectos. Também anualmente, a sociedade civil participa avaliando aspectos de comunicação e serviços oferecidos pela instituição”, elencou.

Os resultados das avaliações subsidiam a gestão da UFCA com informações para melhorar práticas, alinhar ações e ajustar decisões. De acordo com Perazzo, a CPA é um excelente mecanismo de apoio para a gestão da instituição, que consegue guiar melhor as decisões na hora de fazer novos investimentos ou implementar políticas educacionais: “Por meio dos resultados consolidados, após o período de avaliações, é possível identificar os pontos de fragilidade e propor planos de melhoria e correções que contribuam para a evolução institucional”.

Composição da CPA

A CPA é composta por dois membros docentes, dois servidores técnico-administrativos, dois discentes, dois representantes da sociedade civil, além de um representante da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Cimai-Proplan/UFCA – que presta apoio técnico e administrativo à CPA) e do/a servidor/a titular da Procuradoria Educacional Institucional (PI) na UFCA.

Além de buscar contribuir para implementar melhorias na Universidade em diversos aspectos, a partir do que trazem as pesquisas internas, a CPA também acompanha as avaliações externas, como, por exemplo, o recredenciamento da UFCA junto ao MEC. O recredenciamento (link para uma nova página) ocorre a cada três anos, quando a UFCA recebe uma equipe do Ministério da Educação (MEC), para que a Universidade siga funcionando. Para isso, a instituição precisa cumprir critérios estabelecidos pelo Ministério.

Saiba mais sobre a Comissão Própria de Avaliação da UFCA (link para uma nova página).

Comissão Própria de Avaliação
cpa@ufca.edu.br