Com investimento de R$ 6,2 milhões, UFCA entrega obra de urbanização do campus Crato nesta sexta-feira, 15 de março de 2024

Publicado em 15/03/2024. Atualizado em 15/03/2024 às 16h49

Da esquerda para a direita: Nélson Lima (diretor do CCAB/UFCA), Silvério Freitas (reitor da UFCA), Washignton Luiz (diretor da Dinfra/UFCA) e Licínio Crasso (sócio proprietário da Exata LTDA), durante entrega de obras de urbanização do campus Crato, em 2024. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Nesta sexta-feira, 15 de março de 2024, foi entregue a obra de urbanização do campus Crato da Universidade Federal do Cariri (UFCA). As obras de urbanização do campus Crato começaram ainda em setembro de 2022 e duraram 18 meses. A Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA) conduziu todo o processo – o que envolveu, entre outros, o projeto de urbanização, a licitação da construtora responsável e o acompanhamento da obra.

Estiveram presentes no campus, para a entrega, representantes da UFCA, da cidade do Crato e da empresa responsável pela intervenção: a Construtora e Incorporadora Exata LTDA. O investimento total da obra gira em torno de R$ 6,2 milhões. 

No campus Crato, funciona o Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), ao qual estão vinculados os cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária, além do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder/UFCA). 

Durante as fases da urbanização, foram construídos espaços de convivência, vagas de estacionamento, baia de resíduos, casas de vegetação e composteiras; bem como implantadas iluminação externa e sinalização viária – totalizando uma área de 20.820m² urbanizada. 

Perspectivas do campus Crato da UFCA, após obras de urbanização entregues em 2024. Fotos: Dcom/UFCA e Dinfra/UFCA – divulgação

Durante a cerimônia de entrega das obras, o titular da Dinfra/UFCA, Washington Luiz, explicou que a área urbanizada representa apenas 12% dos 16 hectares que compõem a área total do campus Crato. Segundo Washington, a ideia é seguir para as próximas etapas de melhorias do campus – como as obras que envolvem a construção de um Hospital Veterinário Universitário e um espaço para eventos, que deverá ter cerca de 300 assentos fixos. 

Com o objetivo de promover a segurança e a acessibilidade nas edificações existentes no campus Crato, os Sistemas de Combate a Incêndios e de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e o conjunto de mapas táteis também foram instalados.

Em sua fala, o atual diretor do CCAB/UFCA, Nélson Lima, disse que as obras de urbanização “não representam apenas a acessibilidade: elas simbolizam os avanços nas nossas pesquisas e no dia a dia dos estudantes que poderão acessar os laboratórios com mais facilidade”. 

Reitor da UFCA, Silvério Freitas lembrou o início do CCAB/UFCA e ressaltou a importância das obras de urbanização do campus: “Lá atrás [em 2006, quando o curso de agronomia passou a ser ofertado], não tínhamos nem campus e hoje temos um espaço desse tamanho […] o que demonstra os avanços pelos quais a nossa universidade está passando”, afirmou.

Serviço

Diretoria de Infraestrutura
dinfra@ufca.edu.br