UFCA assina Ordem de Serviço para urbanização do campus Crato. Prazo para conclusão é de 16 meses

Publicado em 21/11/2022. Atualizado em 21/11/2022 às 14h52

Assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de urbanização do campus Crato. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) assinou, em 5 de setembro de 2022, ordem de serviço para realização de obras de urbanização do campus Crato. O contrato de execução da obra prevê a construção de estacionamento, ciclovia, áreas de conveniência, baía de resíduos, casa de vegetação e composteira. Também serão implantados no campus Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), sistema de combate a incêndios, além de adaptações de acessibilidade nas edificações do campus.

A obra está orçada em R$ 6.120.356,05 e o prazo para conclusão é de 16 meses, com possibilidade de ser prorrogado. A Construtora e Incorporadora Exata LTDA será a responsável pela realização das obras. De acordo com o titular da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), André Freitas, as atividades diárias do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), que funciona no campus Crato, não serão paralisadas por completo. Contudo, a Dinfra/UFCA orienta que “aulas e demais atividades acadêmicas realizadas próximas aos locais de execução de serviços sejam remanejadas para outras salas”.

Em pronunciamento durante o evento de assinatura da ordem de serviço, André Freitas explicou ainda que serão priorizadas pendências institucionalizadas por lei, como as questões de mobilidade urbana dentro campus – algo que também está ligado ao recredenciamento dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária junto ao Ministério da Educação (MEC).

Reitor da UFCA, Ricardo Ness explica que as obras de urbanização do campus Crato vão permitir que haja uma melhor integração entre os prédios do CCAB/UFCA, facilitar o acesso do corpo de bombeiros às instalações e também atender solicitações dos estudantes dos cursos que funcionam no local: “(…) além de qualificar, deixar mais bonito, acessível e integrar melhor os prédios, [as obras de urbanização] também vão trazer estruturas que servirão diretamente os estudantes em suas aulas”, afirmou.

Diretoria de Infraestrutura
dinfra@ufca.edu.br