Com adesão da UFCA, programa de TV aberta e internet promove Ciência produzida em IES públicas do NE. Playlists das duas temporadas do “Univerciência” já estão disponíveis no UFCA TV

Publicado em 01/12/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h28

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) aderiu, em agosto deste ano, a uma iniciativa audiovisual de promoção, popularização e difusão da Ciência produzida por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas nordestinas. O projeto “Univerciência” – criado em 2020 pela TV da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (TV Uesb) – nasceu com abrangência inicialmente mais restrita. A partir de uma parceria com a TVE Bahia e com outras universidades públicas da região Nordeste, a iniciativa se expandiu, tornando-se um conteúdo colaborativo, com alcance e repercussão nacionais.

O projeto consiste na criação de programas de TV construídos a partir de vídeos menores, enviados pelas instituições participantes, tematizando a relação do cotidiano da população nordestina com os resultados da produção de conhecimento nas IES parceiras. Na primeira temporada (link para uma nova página), foram elaborados 15 programas, com cerca de 26 minutos cada um, reunindo vídeos enviados pelas universidades. A finalização de cada programa – o que envolve apresentação, produção e edição final – fica a cargo da TV Uesb; enquanto a produção, a articulação, a exibição e a distribuição do Univerciência é feita pela TVE Bahia.

Ao todo, 22 universidades estaduais ou federais, dos 9 estados do Nordeste, participaram da primeira temporada de programas, cuja estreia foi em 22 de maio de 2021.

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV aberta e Internet, produzido em parceria entre IES e TVs públicas nordestinas. Além de ser transmitido todos os sábados na TVE, o Univerciência é veiculado também pelos canais de TVs públicas, educativas e culturais, além dos canais das emissoras parceiras e das universidades participantes na internet.

Com o sucesso da iniciativa, outras instituições foram convidadas a também participarem – entre elas, a UFCA. Com isso, o programa passou a ter a colaboração de 40 instituições, entre elas, todos os 11 Institutos Federais no Nordeste e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Fiocruz contribuiu tanto com a produção audiovisual (por meio de suas unidades no Nordeste) quanto com a distribuição dos conteúdos finais, veiculando o programa no Canal Saúde da Fiocruz (link para uma nova página). O sinal do Canal Saúde é transmitido, em TV aberta, para São Paulo, para o Rio de Janeiro e para o Distrito Federal. Por antena parabólica, ele chega a todo o território nacional.

Estima-se que, juntos, os canais de comunicação das instituições participantes do Univerciência tenham capacidade de alcançar até 80 milhões de pessoas.

Com a adesão da UFCA ao projeto, os programas já produzidos podem ser visualizados no canal oficial da UFCA no YouTube, o UFCA TV (link para uma nova página). A segunda temporada do Univerciência estreou em 4 de setembro deste ano e também já está disponível no UFCA TV.

Instituições participantes

Alagoas

Instituto Federal de Alagoas (Ifal);
Universidade Federal de Alagoas (Ufal);
Universidade Estadual de Alagoas (Uneal);
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Bahia

Instituto Federal Baiano (IF Baiano);
Instituto Federal da Bahia (Ifba);
Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs);
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb);
Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc);
Universidade Federal da Bahia (Ufba);
Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob);
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB);
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB);
Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Ceará

Instituto Federal do Ceará (IFCE);
Universidade Estadual do Ceará (Uece);
Universidade Federal do Ceará (UFC);
Universidade Federal do Cariri (UFCA);
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Maranhão

Instituto Federal do Maranhão (Ifma);
Universidade Estadual do Maranhão (Uema);
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul);
Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Paraíba

Instituto Federal da Paraíba (IFPB);
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Pernambuco

Instituto Federal de Pernambuco (IFPE);
Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE);
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);
Universidade de Pernambuco (UPE).

Piauí

Instituto Federal do Piauí (IFPI);
Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

Rio Grande do Norte

Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN);
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN);
Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa);
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sergipe

Instituto Federal de Sergipe (IFS);
Universidade Federal de Sergipe (UFS);
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Fundação Oswaldo Cruz

Unidades Bahia, Ceará e Piauí.

Programa Univerciência
univerciencia@uesb.edu.br